Há várias referências à saga de George Lucas na lista das piores passwords de 2015, divulgada hoje pela empresa de gestão de palavras-passe SplashData. É o quinto ano que a empresa compila e divulga esta lista e os primeiros lugares continuam mais ou menos os mesmos: “123456” ainda é a mais utilizada e “password” vem logo a seguir.
O relatório é compilado com base em dois milhões de passwords que foram expostas no ano passado nalgum tipo de incidente de segurança. Embora as semelhanças com a lista do ano passado sejam gritantes, a SplashData também nota que “algumas passwords novas e mais longas fizeram a sua estreia.” O problema é que estas novas palavras são demasiado simples. Terem mais caracteres é “virtualmente inútil como medida de segurança.”
As novas entradas são “welcome”, “1234567890”, “1qaz2wsx”, “login”, “princess“, “qwertyuiop”, “solo“, “password” e “starwars.” Algumas repetentes foram menos utilizadas, como “dragon” que caiu sete posições, mas outras subiram de popularidade, como “football” que galgou três lugares.
A SplashData refere que estas palavras-passes pertencem sobretudo a utilizadores na Europa Ocidental e América do Norte. “Temos visto um esforço por muita gente para reforçarem a segurança ao adicionar caracteres às passwords, mas estas palavras são baseadas em padrões simples que põem o utilizador no mesmo risco de ver a sua identidade roubada por piratas”, comenta o CEO da empresa, Morgan Slain. “Como vemos na lista, usar termos comuns do desporto e cultura pop também é má ideia.” O executivo acrescenta que o mais importante é utilizar palavras diferentes nos vários sites e serviços.
(as novas estão destacadas a negrito)
A SplashData refere ainda alguns conselhos básicos para as palavras-passe: usar passwords com 12 caracteres ou mais e misturar vários tipos; evitar usar a mesma palavra em vários sites; e utilizar um gestor de passwords que organize as palavras e possa gerar chaves que não significam nada e permitem login automático.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…