Facebook vai combater publicações de ódio contra refugiados

A medida, que vinha sendo preparada há algum tempo, chama-se Online Civil Courage Initiative e conta com alguns parceiros da área, nomeadamente Peter Neumann do International Centre for the Study of Radicalisation and Political Violence, Sasha Havlicek do Institute for Strategic Dialogue (ambos do Reino Unido) e Anetta Kahane da Amadeu Antonio Foundation, da Alemanha. A sede desta campanha é em Berlim, mas as atividades irão chegar a toda a Europa.

“No último ano, vimos milhões de pessoas a juntarem-se online para apoiar os refugiados e a unirem-se em solidariedade para com as vítimas de ataques terroristas”, escreveu a número dois da rede social, Sheryl Sandberg, na legenda da fotografia com os parceiros da iniciativa, que publicou na sua conta. “Mas também ouvimos as vozes do ódio a subirem de tom. Com o extremismo a destruir vidas e sociedades em todo o mundo, desafiar essas vozes nunca foi tão importante.”

Serão reunidos especialistas no campo do combate ao ódio online para desenvolver um guia de Melhores Práticas que será entregue a governos, organizações não governamentais e outros serviços online. Também estão a ser desenvolvidas ferramentas para que os utilizadores se possam envolver nesta área.

A iniciativa começa por funcionar numa página onde os utilizadores poderão partilhar as suas histórias e ideias para combater o discurso de ódio no Facebook. Esta página conquistou 2300 “gostos” desde que foi lançada e alguns dos alvos da campanha anti-ódio já receberam a mensagem e não gostaram: os comentários não são todos de apoio e há quem insulte Sandberg e o Facebook. “Vocês pensam que ter o direito de comprar armas e andar armado é ‘discurso de ódio’, huh? Eu serei aquele que acaba com a vossa campanha de censura e vos fará desejar nunca terem começado!”, lê-se num comentário (até agora não censurado) que foi publicado hoje na página.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago