Categories: Inovação

Estudantes da UA desenvolvem robô para ajudar Proteção Civil

O HART é capaz de capaz de entrar nos escombros, mapear o espaço em 3D, detetar focos de incêndio e medir a temperatura, humidade e monóxido de carbono e, em tempo real, enviando os dados para o exterior. Os profissionais de salvamento e as forças de segurança poderão ter acesso à informação através de uma aplicação de computador, criada para o efeito, e assim tomar decisões sobre as melhores formas de intervenção baseadas em factos. 

Num mercado onde abundam soluções voltadas essencialmente para ambientes militares e que fazem uso das câmaras apenas para recolha de imagens, este robô tem também por novidade a capacidade de dispensar um operador. Os estudantes do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática referem que na fase final de desenvolvimento ,o robô vai ser capaz de se mover e adquirir informação de forma autónoma.

O protótipo, que tem 1,5 quilogramas e 23 por 28 centímetros, é capaz de medir condições ambientais e obter um modelo tridimensional que podem ser muito úteis em situações, como incêndios, colapsos parciais, operações de reconhecimento, busca e salvamento ou na avaliação da integridade e extensão de danos num edifício afetado por um sinistro.

Para já o robô já consegue fazer a sensorização do ambiente e gerar o respetivo modelo 3D, sendo que a próxima fase será a implementação da capacidade de adquirir e sobrepor vários modelos 3D e a instalação do movimento autónomo.

Os estudantes esperam agora apoios de instituições públicas e privadas que estejam interessadas em investir no projeto para darem início a novos desenvolvimentos. A ideia é que o produto final possa ser comercializado pela empresa HART – Human Aid Robotic Technologies que ainda vai ser criada. 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

4 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

5 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

6 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

6 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

7 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 semana ago