Facebook vai construir terceiro data center fora dos EUA

O Facebook vai construir um novo data center em Odense, na Dinamarca, anunciou a empresa em conferência de imprensa. Este é a terceiro centro de dados da tecnológica fora dos Estados Unidos.

“O data center de Odense vai ser um dos mais avançados do mundo e será auto-suficiente a nível energético” afirmou Niall McEntegart, diretor de operações de data center do Facebook.

O novo data center vai ter energia exclusivamente de fontes renováveis e, de acordo com o executivo, o tempo do país poderá  dar uma ajuda na refrigeração dos servidores.

Segundo a Reuters, o diretor do Facebook afirmou ao Fyens.dk, um jornal local, que a empresa vai investir mais de 100 milhões de dólares no projeto, sem especificar a soma exata, e vai gerar 150 postos de trabalho.

O centro de dados deverá estar em funcionamento em 2020 e, segundo o jornal dinamarquês, será constituído por dois grandes edifícios, um que vai albergar a administração e a área de logística e o outro que será para toda a parte técnica e de servidores.

Para além do novo data center anunciado esta quinta-feira, o Facebook tem mais dois centros na Europa, um na Suécia, em Lulea, e outro na Irlanda, em Clonee.