Facturação electrónica é factor de poupança para empresas europeias

O relatório, publicado pela Billentis, antecipa que quase um quarto (24%) de todas as contas e faturas serão processados eletronicamente este ano, com cerca de seis mil milhões de faturas e contas sem papel para ser trocado em toda a Europa. Prevê, também, um aumento anual de 22% na faturação eletrónica e e-billing nos setores empresariais e governamentais.

“A Comissão Europeia exemplificou que as economias substanciais de custos podem ser alcançadas na totalidade da União Europeia através da adoção de tecnologia de faturação eletrónica. A principal razão para esta rápida aceleração tem por base pressões financeiras, com todos os mercados de redução de custos, sendo um dos fatores principais para a adoção de processos de e-faturação”, lê-se no documento cedido à imprensa.

A Comissão revelou recentemente como em cada ano os contribuintes dinamarqueses poupam aproximadamente 150 milhões de euros ao mesmo tempo que as empresas locais reduzem os custos em quase 50 milhões de euros, graças à faturação eletrónica.

Por outro lado, a Itália, usando o e-procurement economiza mais de 3 mil milhões de euros. Salienta ainda que, caso seja implementado em toda a União Europeia, a faturação eletrónica em concursos públicos pode vir a poupar até 2.3 mil milhões de euros por ano.

O estudo revela que as PME, em particular, estão a reconhecer a necessidade de novas soluções para a gestão de faturação, com o objetivo de conseguir dar resposta às necessidades dos clientes – manterem-se competitivos, sem perder os custos baixos.

No entanto, e em paralelo, verificou-se que, embora os líderes dentro das PME reconheçam a necessidade de mudar, estes são cuidadosos na aplicação das soluções que possam mudar a sua forma e modo de trabalho.

Com 20 milhões de PME em toda a Europa, que representam mais de 99% de todas as empresas, “é fundamental que este sector consiga abranger a transformação digital e permanecer ágil e pronto para superar desafios, aumentando as novas oportunidades de negócios”, diz o documento.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

5 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago