Categories: CloudSegurança

Segurança e privacidade dos dados na cloud preocupa gestores

O estudo realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU) – “Prepare-se para a cloud da próxima geração: lições para aprender e perspetivas partilhadas,” não deixa muitas dúvidas: 87% das empresas estão preocupadas com a segurança e a privacidade dos seus dados nas implementações de cloud. As respostas indicaram também que as falhas de energia e outras falhas em implementações de clouds públicas tinham o dobro das probabilidades de ocorrerem comparado com as clouds privadas. Aproximadamente, metade dos inquiridos indicaram que o maior risco de uma implementação falhada seria a perda de dados dos clientes.

 Destaques do estudo:

  • 67% dos inquiridos sofreram algum tipo de incidente ou problema relacionado com a implementação de cloud computing.
  • Entre os inquiridos que sofreram um incidente, 9% descreveram as suas consequências como sendo de “danos elevados”, ao passo que 55% indicaram danos “limitados” e 34% consideraram danos “médios”.
  • 46% dos inquiridos consideram a “perda de dados dos clientes” como sendo o maior risco para a sua empresa no caso de haver uma falha na implementação de cloud, seguido da perda de receitas (40%) e violação da privacidade dos clientes (36%).
  • 26% dos inquiridos que sofreram um incidente de cloud indicam o “prolongado insucesso na integração” com uma cloud pública, como sendo o problema. Uma maioria (36%) indicou um erro técnico por parte da sua própria empresa como sendo a principal causa do incidente.

Ao reunir as lições aprendidas a partir de implementações de cloud de 232 executivos de Tecnologias da Informação a nível global, o relatório de 2015 da Economist Intelligence Unit identifica cinco melhores práticas que podem ajudar as empresas a aproveitar ao máximo as oportunidades de cloud computing. Estas melhores práticas podem contribuir para uma maior agilidade nos negócios, para um melhor acesso aos dados, e para colaboradores mais produtivos e com maior mobilidade:

  • Certifique-se de que os fornecedores de cloud computing podem responder aos requisitos do negócio e das TI corporativas.
  • Escolha o serviço de cloud certo, para um maior controlo da segurança e da proteção de dados.
  • Utilize arquiteturas de cloud que permitam conexões a partir de serviços na cloud para a infraestrutura de TI existente.
  • Considere outros fatores para além dos custos, tais como o potencial da cloud para melhorar as operações do negócio e incrementar a inovação e a eficiência dos colaboradores.
  • Defina os requisitos do negócio para que as TI ofereçam serviços de cloud e atuem como corretores de cloud.

Os resultados do estudo foram divulgados pela Cesce SI, empresa com presença no mercado ibérico de serviços de TI, em parceria com a Hitachi Data Systems Corporation (HDS), subsidiária da Hitachi, Ltd

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago