Categories: Negócios

Faturas da Carris e Metropolitano de Lisboa passam a ser emitidas através do Portal Viva

Basicamente, o Portal Viva disponibiliza aos clientes dos transportes um serviço de emissão de faturas no momento em regime de self-service.

O Serviço de Emissão de Faturas está em funcionamento desde 2015 para carregamentos realizados em Multibanco, rede Pagaqui e bilheteiras e máquinas de venda automática dos operadores Transtejo, Soflusa e Transportes Colectivos do Barreiro, estendendo-se agora aos operadores Carris e Metropolitano de Lisboa.

Em comunicado, a empresa explica que o serviço foi lançado para responder aos requisitos expressos pela legislação, lançada em Janeiro de 2015, relativa à exigibilidade de faturas para obtenção de benefícios fiscais. Ao abrigo da legislação é permitida a inclusão de despesas de transporte para efeitos de IRS, sendo exigível a emissão de fatura para o efeito.

O Portal Viva dispõe de faturação certificada, pelo que surgiu como solução possível para dar resposta a uma necessidade de emissão de faturas certificadas.

Como funciona?

Para emitir a fatura deverá aceder a www.portalviva.pt, selecionar o operador ou rede onde efetuou a compra e introduzir o número do seu cartão Lisboa Viva ou Viva Viagem e data de carregamento do título de transporte.

Por questões de segurança anti-spam é pedido ao utilizador que selecione algumas imagens, clicando seguidamente em continuar para a emissão da fatura, explicam no comunicado.

Uma vez que a comunicação ao Portal Viva das vendas dos vários operadores não é feita em tempo real, a disponibilização da fatura para emissão online é garantida até um período máximo de 48 horas. A partir dessa data o cliente poderá proceder à emissão da fatura no espaço temporal legalmente exigido no código do IVA, que corresponde a 5 dias úteis.

 
Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

18 horas ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

2 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago