Gaia acolhe festival internacional de drones

Vila Nova de Gaia vai receber,e entre sexta e domingo (8, 9 e 10 de julho) o denominado Gaia Drone Fest. O objetivo é divulgar, informar e alertar para as potencialidades da tecnologia associada aos drones, nomeadamente o seu uso civil e industrial, à segurança pública e proteção civil.

O palco vai ser o Estádio Municipal Parque da Cidade e, segundo a organização, pretende difundir o conhecimento, a regulamentação, a segurança, a investigação, o espírito criativo e inovador, o empreendedorismo e as oportunidades que esta tecnologia poderá trazer no futuro.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Gaia explica que além das distintas tendências no uso desta tecnologia, os três dias serão ainda preenchidos com atividades lúdicas e direcionadas para uma vertente mais profissional.

“Assim, a par de uma conferência desenvolvida em prol dos desafios, aplicações e novas profissões associadas a estas novas tecnologias, o evento terá ainda um espaço inteiramente dedicado à exposição, demonstração e divulgação de drones aéreos, aquáticos e terrestres”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Entre os workshops, que visam apostar numa maior informação e formação nesta área, será ainda possível aprender a pilotar um drone e a construir um drone de competição.

Corridas, demonstrações e um espetáculo de multimédia estão ainda previstas, destacando a organização a Competição Drone Race. Trata-se de uma corrida com drones com componente de velocidade e agilidade, organizada em parceria com a Portugal Drone Race.