Garmin tem uma nova linha de equipamentos criados para os adeptos do ciclismo

A Garmin lançou uma nova linha de dispositivos inteligentes especificamente orientada para os adeptos do ciclismo, a Varia. A oferta inclui dois equipamentos que reforçam a segurança dos ciclistas e otimizam o seu percurso, um radar que funciona como um retrovisor e um sistema inteligente de luzes para a bicicleta.

Quando ligado a um equipamento Edge compatível, o sistema inteligente de luzes ajusta-se automaticamente às alterações que vão surgindo ao longo do percurso e à velocidade do ciclista ou à hora do dia. Tanto o radar como o sistema de luzes podem trabalhar de forma independente ou totalmente integrada com dispositivos de ciclismo Edge compatíveis.

Edge1000_Radar_groupO sistema inclui um transmissor/sensor, colocado na luz traseira da bicicleta, e uma unidade com ecrã LED, que deteta, num raio de até 140 metros, a aproximação traseira de veículos e aumenta a intensidade da luz à medida que os carros se aproximam. No modo intermitente, aumenta ainda mais a intensidade da luz.

Caso o utilizador use apenas a unidade do radar com ecrã LED, a informação sobre o aumento do risco de colisão traseira será indicada através da alteração de cor no próprio ecrã. Se a unidade Varia for utilizada com um equipamento Edge compatível, a informação sobre o risco de aproximação de veículos por trás será apresentada como um alerta que se sobrepõe aos dados que estão no ecrã.

Varia_headlightUtilizando os dados GPS de um dispositivo Edge compatível, o foco de luz frontal da linha Varia fica automaticamente mais forte, iluminando uma maior extensão frontal da estrada, à medida que a velocidade de circulação aumenta e diminui a intensidade quando o ciclista pedala mais devagar. O foco de luz está também mais direcionado para a frente, e não tanto para o ambiente circundante, e oferece uma projeção de cem lux a dez metros. Possui ainda um sistema de corte da luz mais forte para evitar a diminuição da visibilidade dos condutores que circulam em sentido contrário.

A luz traseira dos equipamentos pode funcionar de uma forma fixa ou intermitente, aumentando a sua intensidade sempre que o ciclista diminui a velocidade de forma a alertar os veículos que se aproximam. Quando integrada uma segunda luz traseira, os ciclistas podem sinalizar as mudanças de direção através de um dispositivo Edge compatível ou de um controlo remoto Varia. Estes últimos podem também controlar o padrão e a intensidade das luzes, bem como as funções on/off.

Desde que emparelhado com o Edge 1000, o sistema inteligente de luzes Varia consegue ajustar a intensidade do seu brilho de acordo com as condições de luz do ambiente envolvente. Se for integrado com outros dispositivos Edge, as luzes podem ser ligadas/desligadas, evitando a descarga acidental da bateria.