Categories: EmpresasNegócios

Gastos com semicondutores declinam 0,7% este ano

No relatório anterior, a Gartner até previa uma queda maior – em torno dos 2%. Agora, espera-se que a segunda metade de 2016 seja melhor para o mercado de semicondutores.

“A instabilidade económica, excesso de inventário, fraca procura por computadores, tablets e produtos móveis nos últimos três anos causaram um abrandamento do crescimento na indústria de semicondutores”, resume o analista David Christensen.

Esta quebra da procura por produtos eletrónicos tem levado os fabricantes de semicondutores a serem cautelosos para não aumentar muito a produção. “Olhando para o futuro, parece que a segunda metade de 2016 verá uma subida da procura. No entanto, após o Brexit, os níveis de inventário dos semicondutores poderão subir no terceiro e quarto trimestres, o que poderá levar a volumes de produção reduzidos”, avisa o especialista.

Entretanto, as previsões para a produção de computadores, ultra-portáteis e smartphones na segunda metade do ano foi reduzida em relação a 2015, visto que o abrandamento global continua. Estas reduções justificam que a previsões para o mercado  seja de queda de 3%. No caso das memória, a expectativa de receitas também foi revista em baixa.

“Embora as taxas de câmbio sejam outro motivo para a quebra de receitas, a procura agressiva de capacidades de fabrico de semicondutores pelo governo chinês e firmas de investimento está a tornar-se um factor importante”, sublinhou Christensen. “Isto vai afetar de forma dramática o cenário de competitividade da produção global de semicondutores nos próximos anos, com a China a tornar-se um mercado primordial para o seu uso e fabrico.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

3 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

5 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

6 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago