Categories: InovaçãoWearable

Gear VR atinge um milhão de utilizadores em abril

Têm aparecido muitas histórias sobre o ceticismo de especialistas da indústria quanto à adesão real dos consumidores à realidade virtual, receando-se o mesmo destino das televisões 3D: foi mais o entusiasmo dos fabricantes que dos utilizadores. Mas esta métrica do Gear VR demonstra que existe, de facto, apetência por estes conteúdos.

“Mais de um milhão de pessoas utilizaram o Gear VR no mês passado para experimentar a incrível coleção de jogos imersivos, vídeos e experiências disponíveis na plataforma Oculus”, indicou a equipa da empresa que o Facebook comprou em 2014. Os vídeos em realidade virtual são os mais populares – sete das dez aplicações mais usadas são de vídeo. A Oculus adianta que 80% das pessoas que usam o Gear VR assistem a conteúdos em vídeo.

No início de junho, a marca vai introduzir um novo ambiente Oculus Home nos óculos da Samsung, para facilitar a pesquisa dos conteúdos descarregados. Também passará a ser possível explorar fotos 360º no Facebook, através da aplicação Oculus 360 Photos – as fotografias 360º chegam ao Feed de Notícias da rede social nas próximas semanas. Quando o consumidor estiver a ver uma foto 360 num smartphone Samsung, terá acesso a um botão no canto superior esquerdo que diz “Ver em VR”. Basta colocar o telefone dentro de um Gear VR para ver esse contéudo em realidade virtual.

Novos jogos e conteúdos

Os programadores criaram, até agora, 250 aplicações para os óculos da Samsung, o que inclui jogos populares como o Minecraft, o shooter End Space e o jogo de pesca Bait!, além de outro tipo de experiências (como eventos desportivos).

Esta semana, os estúdios Felix & Paul lançaram uma nova série de realidade virtual, Nomads que segue as vidas de vários povos nómadas, desde a Mongólia ao Quénia. Na próxima semana, a Discovery VR irá também lançar uma nova experiência em vídeo para a plataforma, Deadliest Catch, que põe os utilizadores no centro da ação no mar de Bering como membros da tripulação.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

4 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago