Categories: Segurança

Gmail sofre quebra na China

O Gmail foi bloqueado na China, depois do serviço de correio eletrónico ter sido alvo de múltiplas disrupções ao longo dos últimos meses num Estado em que a liberdade é amordaçada pela censura.

Na passada sexta-feira, vários endereços do serviço de correio eletrónico Gmail, da Google, foram suspensos na República Popular da China, de acordo com o GreatFire.org, um grupo defensor dos direitos e liberdades dos cidadãos digitais. Segundo consta, o serviço continua inoperacional.

Um membro não identificado da organização GreatFire.org disse que a suspensão do acesso ao Gmail é parte dos esforços de Pequim para minimizar a presença da Google no país.

Um porta-voz da gigante tecnológica assegurou que o problema não advém da Google, pelo que – embora não tenha ainda sido anunciado oficialmente – a responsabilidade da quebra do serviço recai sobre a China.

Desde junho de este ano que os vários serviços da Google têm sofrido disrupções na potência oriental. A China cerra um punho de ferro em torno da Internet, abafando quaisquer evidências de insurgência contra o governo do Partido Comunista.

A China está na posse do mais avançado e austero mecanismo de controlo da Internet, conhecido como a Grande Firewall da China. Criticado severamente pelos defensores da liberdade dos utilizadores da Grande Rede, o mecanismo de censura visa isolar virtualmente o país do restante mundo.

Uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying, afirmou que o governo chinês não tinha conhecimento do sucedido e que estava decidido a providenciar as melhores condições de negócio a investidores estrangeiros – o que poderá não verificar-se, tendo em conta que são várias as empresas que recorrem ao Gmail como meio de comunicação.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago