GMV oficializa contrato com o ICNF

A GMV oficializou recentemente um contrato com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a produção de mapas das áreas ardidas em Portugal Continental.

employment-contractCom a oficialização deste contrato, a empresa GMV vai produzir mapas do território de áreas ardidas para o instituto, visando a monitorização dessas mesmas áreas.

De acordo com um comunicado, este projeto vai cobrir todo o território de Portugal continental, através da produção de mapas específicos para os anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.

No projeto será feito uso de imagens de satélite Landsat 5, Landsat 7 e Landsat 8. Através destas imagens serão delimitadas as áreas afetadas em cada um destes anos.

O processo vai assentar na identificação da resposta espectral específica que as áreas apresentam nos diferentes comprimentos de onda registados pelos satélites Landsat.

Segundo a GMV, “a informação gerada neste projeto permitirá um conhecimento mais profundo do impacto dos incêndios nos últimos anos, sendo uma ferramenta relevante para a elaboração de mapas de risco, preparação de estratégias de combate a incêndios ou suporte ao planeamento ambiental”.

Este projeto será levado a cabo pela equipa de aplicações e serviços de deteção remota em Portugal, que também está a trabalhar com a agência do ambiente de Abu Dhabi para a produção de mapas de habitat para a totalidade do emirado.