Google compra plataforma cloud Orbitera

A Orbitera vai reforçar a estratégia da Google para competir melhor na área dos serviços empresariais na cloud, uma vez que precisa de recuperar caminho em relação à Salesforce, Amazon Web Services e Microsoft.

A aquisição foi anunciada por Nan Boden, diretora de parceiros tecnológicos globais da Google. “A Orbitera oferece uma plataforma comercial que torna a compra e venda de software na cloud simples e escalável para todo o tipo de empresas, incluindo fornecedores independentes de software, fornecedores de serviço e organizações de canal de TI”, explicou a executiva no blogue da Google dedicado à cloud.

A vantagem da empresa é que automatiza muitos dos processos associados ao faturamento, desenho de pacotes e otimização do preço de software baseado na nuvem. Segundo Boden, mais de 60 mil pacotes empresariais foram já lançados na Orbitera.

“Na Google, trabalhamos de perto com os clientes empresariais e fornecedores de software para garantir que a sua transição para a nuvem é tão simples quanto possível”, sublinhou Nan Boden. “Reconhecemos que tanto os clientes empresariais como os ISVs [fornecedores de software independentes] querem poder usar mais de um fornecedor na nuvem e ter mais que uma forma de realizar testes de produto e provas de conceito antes de uma implementação global, enquanto usam integradores de sistemas, revendedores e ciclos de venda normais”, frisou a executiva.

Por outro lado, a tecnológica de Mountain View também adquire uma equipa talentosa, liderada por Marcin Kurc, que veio da Amazon Web Services e tem muita experiência no mercado. Na sua nota ao mercado, Kurc referiu que a Google partilha da visão para a “compra e implementação de serviços de TI numa infraestrutura de nuvem heterogénea.”

Há ainda a promessa de “manter a neutralidade da Orbitera como plataforma que apoia o comércio multi-nuvem”, garantiu a Google. Para a gigante, esta aquisição vai dar um impulso no número e tipo de fornecedores de software suportados na Google Cloud Platform. “Estamos a dar aos clientes mais escolha e flexibilidade no que toca a gerir os seus ambientes cloud”, conclui Nan Boden.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago