Facebook vai contornar ad blockers no desktop

Isto significa que os utilizadores que entram no Facebook através do seu computador e têm instalado um bloqueador de anúncios vão ver publicidade à mesma. A medida foi anunciada por Andrew Bosworth, vice presidente da plataforma de anúncios e negócios da rede social. E porquê? Porque a publicidade é a principal fonte de financiamento não só do Facebook, mas de uma série de outros serviços gratuitos para o utilizador.

“O Facebook desenvolveu os seus formatos de anúncio, desempenho e controlos para ir ao encontro dos motivos pelos quais as pessoas passaram a recorrer ao bloqueio de anúncios“, escreveu o executivo no blogue corporativo da rede. Quando o Facebook perguntou às pessoas por que é que usavam este tipo de software, o principal motivo dado era bloquear anúncios importunos e desagradáveis, descreve Bosworth.  “À medida que oferecemos controlos mais avançados, começaremos também a exibir anúncios no Facebook para desktop para as pessoas que utilizam software de bloqueio de anúncios“, anunciou o executivo.

Bosworth também referiu que algumas empresas que fornecem este software aceitam dinheiro para mostrar anúncios que antes bloqueavam, uma prática confusa que “reduz o financiamneto necessário para suportar o jornalismo e outros serviços gratuitos de que disfrutamos na web.”

É aqui que entram as outras ferramentas anunciadas. Para tornar desnecessário o uso de um ad blocker, o Facebook vai tornar mais fácil controlar o tipo de anúncios mostrados a cada utilizador, com a intenção de penalizar os “os anúncios de má qualidade.”

“O Facebook está a tornar as preferências de anúncios mais fáceis de usar, para que deixe de ver determinados tipos de anúncio”, escreveu Andrew Bosworth. “Se não quiser ver anúncios sobre determinado assunto, como viagens ou gatos, poderá remover o interesse das suas preferências de anúncios.” Outro novo controlo é deixar de ver anúncios de empresas das quais o utilizador já é cliente. Quantas vezes depois de comprar um produto continuamos a ver anúncios ao mesmo? É uma perda de tempo e dinheiro para o anunciante, que está a insistir num cliente que já adquiriu.

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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