Categories: Negócios

Google falha estimativas com queda da publicidade online

As receitas da Google no quarto trimestre subiram 15 por cento, mas ficaram aquém das estimativas dos analistas. Os resultados inesperados foram reflexo da queda dos preços da publicidade online e de taxas de câmbio desfavoráveis.

Considerando que cada vez mais os utilizadores acedem aos serviços da Google através de dispositivos móveis, e que nestas plataformas os preços de publicidade digital são habitualmente mais baixos, a Google viu as receitas do seu quarto trimestre caírem. Os analistas esperavam lucros de 18,46 mil milhões de dólares, mas a Google ficou-se pelos 18,10 mil milhões.

O negócio da publicidade digital pode ser considerado a coluna vertebral do fluxo de lucros da Google, pelo que o declínio das receitas neste segmento não surgiram como uma boa nova para a empresa.

O crescimento da esfera dos dispositivos móveis faz com que o Facebook, cujas receitas de publicidade digital no último trimestre duplicaram face a 2013, comece a tornar-se uma força cada vez mais ameaçadora para o negócio da Google.

A gigante tecnológica afirmou que, em comparação com o último trimestre de 2013, o preço dos seus espaços publicitários decresceu três pontos percentuais, embora o número de “cliques” nos anúncios que promove tenham subido 14 por cento.

A Google terá de delinear outra abordagem estratégica ao mercado da publicidade online, caso queira conservar a sua relevância no setor e não ser ensombrada por rivais setoriais como, por exemplo, o Facebook.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago