Categories: Negócios

Singtel, Sony e Warner em serviço de streaming na Ásia

HOOQ é o nome do novo serviço de streaming de vídeo anunciado pela Singtel, que se junta à Sony e à Warner para fazer concorrência ao Netflix. A Ásia é o mercado de eleição.


A Netflix anunciou, recentemente, que os seus serviços deverão atingir a expansão global nos próximos dois anos, tendo Portugal na lista mas também o continente asiático. No entanto, quando alcançar os seus objetivos, poderá já não ser a primeira a empresa a fornecer um serviço de streaming de vídeo na Ásia.

A Singtel, empresa de telecomunicações de Singapura, anunciou uma parceria com a Sony Pictures e com a Warner Bros para a criação da HOOQ, uma startup com o objetivo de providenciar uma vasta seleção de filmes e outros programas em vídeo por streaming, especialmente focada no mercado asiático.

Quanto a datas oficiais de lançamento, ainda não foram reveladas informações, mas a Singtel afirma que o serviço estará disponível ainda no primeiro semestre de 2015, em países como a Indonésia, Filipinas, Índia ou Tailândia. A penetração do mercado deverá revelar-se relativamente fácil, já que o HOOQ beneficiará da rede com mais de 500 milhões de clientes da Singtel que abrangem também outros países como Singapura e Austrália.

De acordo com o Singapore Business Review, o negócio entre as três empresas terá atingido cerca de 20,4 milhões de dólares e garantido à Singtel uma parte de 65 por cento da startup. Tanto a Warner como a AXN, subsidiária da Sony, são donas de 17,5 por cento.

O modelo de pagamento a ser utilizado para aceder ao novo serviço não restringe os consumidores às transações via cartão de crédito, já que a extensa rede Singtel terá também um papel importante neste campo ao permitir que os utilizadores paguem, por exemplo, posteriormente, segundo as regras nos seus contratos de cartões de crédito.

A aposta em streaming de vídeo parte da constatação de que o mercado asiático está preparado para este tipo de serviços e de que existe uma efetiva procura, segundo Peter Bithos, o CEO da HOOQ, num comunicado. Explicou que estão a iniciar este projeto para “alterar o modo como as pessoas por toda a Ásia vêem o entretenimento” e que “hoje, nos mercados em desenvolvimento, há um acesso limitado a entretenimento de qualidade e transmitido diretamente para o ecrã escolhido”. A HOOQ é criada para preencher essa lacuna.

A programação vai contar com uma seleção de mais de dez mil filmes e séries que variam entre os êxitos de Hollywood e as preferências locais de cada país: de Harry Potter e Friends a filmes indianos e coreanos.

Bit Magazine

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 dia ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

5 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago