Categories: EmpresasNegócios

Governo dos EUA processa Sprint por inflação de preços

A Sprint, uma das maiores operadoras móveis norte-americanas, foi processada pelo governo dos Estados Unidos sob reivindicações de ter exigido, tanto ao FBI como a outras autoridades legais, uma quantia exorbitante pela interceção de comunicações telefónicas requeridas por lei.

Melinda Haag, procuradora norte-americana, declarou que a Sprint sobrefaturou agências governamentais como o FBI, a Drug Enforcement Administration e o Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives. A empresa, numa queixa apresentada pelo governo norte-americano, é acusada de ter aumentado os seus encargos em 58 por cento entre 2007 e 2010.

Um porta-voz da Sprint, John Taylor, diz que, sob a alçada da lei, o governo é obrigado a reembolsar a operadora de wireless pelos seus preços razoáveis quando assiste autoridades legais em situações de vigilância eletrónica. “As faturas apresentadas pela Sprint ao governo estão totalmente de acordo com a lei”.

A procurada Haag afirma que tanto a Sprint como qualquer outra operadora de telecomunicações podem cobrar despesas razoáveis às agências de aplicação da lei quando disponibilizam instalações ou assistência para a interceção de comunicações sob ordens judiciais.

As operadoras foram, em 1996, obrigadas a atualizar os seus equipamentos de forma a assegurar a assistência a entidades federais em casos de interceção de comunicações.

Contudo, as empresas estão proibidas de cobrar às agências legais os custos da nova infraestrutura. Haag assevera que a Sprint Communications, antes Sprint Nextel, incluiu essas mesmas despesas nas faturas que apresentou às entidades governamentais.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 dia ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago