Habilitações em SIG importantes na obtenção de emprego

De acordo com Stephen McElroy, presidente do programa para SIG na American Sentinel University, as competências em SIG estão a ganhar relevância na obtenção de emprego relacionado com Big Data, na recolha de dados, na sua análise e visualização.

Big Data 3A localização é muito importante na procura de emprego no mercado de trabalho de TI para profissionais dedicados à análise de dados. Atualmente, os serviços de informação geográfica SIG podem ajudar a encontrar cargos de trabalho.

“Com a crescente ênfase em Big Data e a necessidade de extrair informação de grandes datawarehouses para suportes e meios de forma fácil de digerir e vizualizar considerando um valor do negócio, as aptidões de SIG estão a tornar-se um elemento importante no mercado de trabalho”, refere McElroy “À medida que mais empresas equacionam a ideia de ter cientistas de dados e equipas dedicadas a diferentes aspetos de Big Data e análise de dados, os SIG podem caber em qualquer um desses papéis”, acrescentou o responsável.

As competências sobre visualização e análise de dados tornaram-se muito importantes para diversas indústrias do setor privado e público. Segundo McElroy, os profissionais com compreensão sobre análise espacial e visualização podem aplicar tecnologias de mapeamento para dar sentido aos dados.

O presidente avança ainda que “a aprendizagem visual é uma informação-chave sobre a forma como os humanos processam a informação, e assim os mapas bem construídos fornecem um veículo ideal para sintetizar dados de negócios complexos”. O conhecimento sobre os SIG podem ser aplicáveis a vários cargos de trabalho.

A crescente utilização de sensores para recolher dados de clientes sobre o uso da Internet gera uma grande quantidade de dados que as empresas têm de classificar, e isso acontece especialmente se for adotada para monitorizar o comportamento do cliente através de dispositivos móveis com GPS.