Henrique Granadeiro defende fim da fusão da PT e da Oi

Henrique Granadeiro, que já foi presidente da PT, defendeu, em carta enviada à CMVM e à assembleia-geral de acionistas da PT SGPS, o fim da fusão entre a operadora portuguesa e a Oi. Este não é o primeiro parecer negativo dado à fusão, uma vez que também o sindicato dos trabalhadores da PT já tinha pedido que fosse discutida a anulação do acordo entre as duas operadoras.

A notícia sobre a carta de Henrique Granadeiro foi avançada pelo Diário Económico, que afirma que o ex-presidente da PT defendeu que é “legítimo à PT SGPS denunciar o acordo de fusão.”

Recorde-se que, também a PT SGPS já tinha reconhecido, em comunicado, que a aprovação da venda da PT Portugal à Altice poderia mudar as “regras do jogo”: “(…) representará o abandono do objectivo de existência de ‘um operador de telecomunicações líder, cobrindo uma área geográfica de 260 milhões de habitantes e cerca de 100 milhões de clientes’”.

A carta de Granadeiro, que terá sido enviada no dia seguinte à assembleia-geral da PT SGPS, vai ao encontro das opiniões já manifestadas por Menezes Cordeiro, Fernado Ulrich e a CMVM, que tinham defendido a necessidade de a PT discutir os termos do acordo com a operadora brasileira.

Mas Zeinal Bava também não é deixado de lado nesta correspondência – ainda que o seu nome nunca seja referido diretamente. Henrique Granadeiro afirma que Bava, a Oi e Pacheco de Melo teriam conhecimento das aplicações da empresa na Rioforte.

Devido à acumulação de cargos – com Zeinal Bava como presidente do Conselho de Administração da PT Portugal ao mesmo tempo em que era presidente da Oi –, Granadeiro afirma que era impossível “defender que a Oi não tinha conhecimento de operações cujos presidente e vice-presidente da PT Portugal conheciam e/ou ordenavam”. Granadeiro desmistifica, assim, a ideia de que os administradores da PT SGPS não tinham ideia do tipo de aplicações feitas nas empresas do Grupo Espírito Santo.

Cátia Rocha

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago