Honda e SoftBank unem esforços em Inteligência Artificial

A Honda R&D, subsidiária do grupo Honda dedicada à pesquisa e desenvolvimento, e a empresa japonesa de telecomunicações SoftBank, anunciaram um acordo de cooperação para criação de um sistema de inteligência artificial (AI). A tecnologia vai permitir ao veículo comunicar com o condutor e ler as suas emoções durante as viagens, podendo sugerir possíveis rotas e dar outros tipos de assistência.

O estudo será conduzido no novo laboratório da Honda R&D Innovation Lab Tokyo e a operação será inaugurada em meados de setembro em Akasaka, Tóquio. Neste projeto conjunto, as empresas vão investigar formas de viabilizar o diálogo entre o veículo e o condutor a partir da fala do motorista e de informações obtidas por sensores e câmaras instaladas nos automóveis.

Segundo as parceiras, o sistema poderá inclusive recomendar visitas regulares à oficina com base nos dados captados sobre distâncias percorridas, perfil de condução e travagem ou alertar o condutor que esqueceu as chaves no veículo.

O projeto procura aplicar à condução de veículos o chamado “motor de emoções”, projetado por uma subsidiária da SoftBank, equivalente a um conjunto de tecnologias de inteligência artificial que tornará possível às máquinas gerarem as suas próprias emoções.

À medida que o sistema vai conhecendo cada vez mais os hábitos do condutor, permite que os produtos “se desenvolvam”, tornando a relação entre o homem e a máquina ainda mais sólida.

A investigação conjunta com a SoftBank será uma das iniciativas da Honda para acelerar o desenvolvimento de tecnologias no campo da inteligência artificial.