HP vai separar-se em duas [atualizado]

A Hewlett-Packard (HP) planeia dividir-se em duas empresas, separando assim os negócios de computadores e impressoras dos de hardware e serviços corporativos.

HP

Segundo a informação avançada pelo Wall Street Journal, e confirmada pela HP durante a manhã, a reestruturação da empresa deverá ser anunciada durante o dia de hoje. Esta divisão pode ser feita através de uma distribuição de ações livre de impostos a acionistas no próximo ano.

A verificar-se, a divisão vai dar origem a duas empresas de capital aberto, cada uma com mais de 50 mil milhões de dólares em receitas anuais.

Durante grande parte do ano passado, a HP esteve envolvida em conversações com a EMC relativamente a uma possível fusão, um acordo que teria criado um gigante no setor, com um valor de cerca de 130 mil milhões de dólares no mercado. As negociações terminaram recentemente, mas esta separação pode pavimentar o caminho para o negócio de hardware e serviços da HP finalmente juntar-se com a EMC, segundo analistas.

A empresa tenciona despedir cerca de cinco mil empregados. A HP tem mais de 300 mil funcionários e está a caminho de atingir os 112 mil milhões dólares de receitas neste ano fiscal.

As ações da HP subiram acentuadamente desde o início de 2013, mas estas continuam abaixo dos máximos apresentados nos últimos anos. Tendo aumentado dois por cento na passada sexta-feira, chegando a um valor de 35,20 dólares, avaliando a empresa em cerca de 66 mil milhões de dólares.

Fundada em 1939 por Bill Hewlett e Dave Packard na Califórnia, a empresa tem lutado cada vez mais contra rivais mais jovens, no que diz respeito à mudança para a computação móvel.