HP regressa às aquisições com a compra da Eucalyptus

A Hewlett-Packard regressa ao mercado de fusões e aquisições com a notícia que planeia adquirir a startup Eucalyptus empresa de software open source na cloud. Isto depois de a gigante de tecnologia ter saído “chamuscada” de uma série de negócios desastradas nos últimos anos, incluindo o da Autonomy Plc em 2011 a Palm em 2010.

hp

Desde esses tempos, a Hewlett-Packard tem evitado aquisições no mercado, concentrando-se na reestruturação e na redução de custos. Mas agora a empresa anunciou o seu regresso com o negócio da Eucalyptus, cuja quantia ainda não foi revelada. A Eucalyptus fornece software open source para a construção de clouds corporativas privadas e híbridas.

O CEO da Eucalyptus, Marten Mickos vai integrar a HP como vice-presidente sénior e diretor geral do negócio Cloud, reportando a Meg Whitman, cujas funções foram recentemente alargadas e incluem agora os cargos de CEO, presidente e chairman da HP.

Mickos tem um histórico de criar empresas open source e vendê-las depois a gigantes da tecnologia. Anteriormente foi CEO da MySQL que foi adquirida pela Sun Microsystems por um bilião de dólares em 2008.

“A junção de Marten à equipa da HP Cloud vai reforçar e acelerar a estratégia que temos em marcha há mais de três anos que é ajudar as empresas a construir, utilizar e gerir nuvens híbridas em open source”, disse Meg Whitman. “Marten irá engrandecer a já excelente equipa de executivos cloud e expandir as capacidades da HP Helion, dando aos clientes mais opções e maior controle das suas soluções cloud.”

“A Eucalyptus e a HP partilham uma visão comum para o futuro do negócio cloud empresarial”, disse Marten Mickos. “Os clientes estão a exigir soluções de código aberto na cloud e estou radiante por ter esta oportunidade de fazer crescer o portfolio na HP Helion e conduzir um negócio de classe mundial que oferece soluções para clientes corporativos em todo o mundo.”

O atual responsável de negócios da HP Cloud, Martin Fink, vai permanecer nos seus papéis de CTO da HP e diretor do HP Labs. “Nós já dissemos antes que acreditamos que o futuro da cloud é o open source e esta transação reforça o nosso profundo compromisso em ajudar os clientes a construir soluções corporativas de open cloud”, disse Fink.

Leia também : Bit2Me adquire Dekalabs