IBM é a primeira em patentes pelo 23º ano consecutivo

Pelo 23º ano consecutivo a IBM é a empresa que mais teve patentes concedidas nos Estados Unidos pelo USPTO, órgão onde é registada a maior parte das invenções no mundo.

Em 2015, a empresa teve 7.355 patentes concedidas, sendo que, destas, 2 mil são da área de computação cognitiva e de plataformas na nuvem.

Os resultados de patente em 2015 da IBM representam uma variada gama de invenções bem como um forte e crescente foco em soluções cognitivas e plataforma de nuvens.

Isso significa que empresas com foco em inovação investem em Pesquisa e Desenvolvimento para incentivar novas criações e veem na patente uma forma de protegê-las.

No caso da IBM, a empresa possui um título chamado IBM Masters Inventor. Os pesquisadores com essa nomeação têm a missão de desenvolver novas invenções para serem patenteadas e orientar cientistas menos experientes para criar as suas patentes, pois o processo de registo de patentes é bem complexo.

Desde o surgimento da ideia à aprovação da IBM se vale registo, até à sua defesa e concessão, o processo todo demora cerca de 3 a 4 anos para ser registado nos Estados Unidos. No Brasil, o mesmo processo ainda leva cerca de 11 anos, mas existem iniciativas para diminuir este tempo e tornar o país mais inovador.