IBM EX.I.T.E. promove ciência e tecnologia para raparigas

A 13ª edição do EX.I.T.E. (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia) começa hoje e decorre até ao dia 7 de julho, em Viseu. Durante uma semana,  33 jovens raparigas, com idades entre os 10 e os 13 anos, irão participar no evento que quer promover carreiras em ciência e na tecnologia.

O EX.I.T.E. Camp 2017 é organizado pela IBM Portugal, a Câmara Municipal de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e tem o mote “Hoje Explorar, Amanhã Conquistar!”

Este programa, desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo, tem como objetivo motivar jovens raparigas a seguir carreiras nas áreas de Ciência, a Matemática e a Engenharia.

As participantes vão formar equipas de projeto que, numa base de interatividade e partilha de conhecimento, vão desenvolver atividades como Lego Robotics, construção e programação de um robot em lego, o Palácio do meu Cão, construção de uma casa em papel para compreensão dos princípios de gestão de projeto, Scratch, criação de um jogo interativo com recurso a linguagem de programação, e Jornal do Dia que é uma atividade constante em todos os dias e o seu grande objetivo é demonstrar que uma ação é tão mais bem conseguida quanto melhor for a comunicação que dela se faz.

O EX.I.T.E. resulta de um esforço da tecnológica para promover a inclusão social, prevenir a infoexclusão e contribuir para um cenário mais equilibrado entre o número de homens e de mulheres que escolhem cursos ligados às engenharias e às tecnologias. De referir que estudos da empresa apontam que 85% das raparigas de todo o mundo que participaram nesta iniciativa, manifestaram interesse em optar por cursos de cariz mais técnico.