IBM quer ajudar empresas a monetizar Big Data

A IBM vai apostar três mil milhões de dólares na sua nova divisão de Internet das Coisas. Este investimento deverá ser aplicado ao longo dos próximos quatro anos e vai monetizar os conhecimentos da tecnológica em matéria de recolha e análise de dados.

Os serviços da IBM para a área da Internet das Coisas, ou IoT, serão baseados em tecnologia cloud, e pretendem colocar nas mãos das empresas as ferramentas necessárias para gerir as crescentes fontes de dados e utilizá-las para fortalecer os seus produtos.

Diz a Reuters que a Weather Co irá trasladar os seus serviços de informações meteorológicas para cloud da IBM. Desta forma, as empresas poderão recorrer a estes dados a par das capacidades de analítica da IBM.

A tecnológica espera, assim, que as empresas possam cruzar várias informações, de diversos tipos e fontes, obtendo tendências de compra, padrões de consumo e outras informações úteis ao crescimento dos seus negócios.

A IBM está já em conversações com, por exemplo, a Continental, fabricante alemã de pneus, e a Pratt & Whitney, especializada no desenvolvimento de motores, para ajudá-las a capitalizar os crescentes volumes de dados digitais.

Até 2018, segundo a agência noticiosa, a IBM espera atingir receitas de 40 mil milhões de dólares geradas pelas suas áreas de cloud, Big Data e segurança. Estas previsões não deixam espaço para dúvidas: a IBM está a afastar-se do seu tradicional papel de produtora de hardware para focar as suas atenções sobre a computação cloud, ferramentas de analítica e soluções de computação cognitiva.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago