IBM redesenha programa de parceiros para abordar a era cognitiva

A IBM anunciou na PartnerWorld Leadership Conference, em Orlando, o lançamento de um novo programa de parceiros com os olhos postos na era cognitiva. As novidades incluem novos níveis de certificação e incentivos.

A ideia é implementar um calendário de crescimento na era cognitiva, o que significa formar os parceiros nas tecnologias e soluções que a IBM está a lançar em torno desta área. O programa vai incluir um novo Skill Pack com ofertas de educação, competências e testes para “ajudar a acelerar o tempo que levam a chegar ao mercado.”

“Os negócios digitais, em combinação com a inteligência digital, estão a mudar as empresas, profissões e indústrias a um nível fundamenta”, disse Marc Dupaquier, diretor geral da IBM Global Business Partners. “A IBM está a acelerar a nossa transformação ajudando os parceiros a a captarem modelos de negócio emergentes, a desenvolverem especializações mais profundas e ao mesmo tempo a alargar o alcance para atrair novos parceiros.”

Este é um dos objetivos da gigante tecnológica: aumentar o número de parceiros. Por isso, o programa PartnerWorld vai lançar incentivos de desempenho mais quantificáveis e previsíveis. O âmbito dos novos níveis de certificação entrará em efeito no início de 2017 com membros Registered, Silver, Gold e Platinum. Este último vai reconhecer os parceiros pelo seu investimento e obtenção de níveis mais elevados de competências e crescimento das vendas.

Mas não só. Dupaquier referiu, na conferência de imprensa que se seguiu às apresentações da manhã, que outro fator que ganhará mais importância será a medição do “nível de satisfação dos clientes.”

Quanto às novas competências, estas serão integrada numa abordagem simplificada para reconhecer e premiar os parceiros que demonstrem maior especialização em produtos, soluções e indústrias, incluindo áreas de crescimento estratégico para a IBM: computação cognitiva, nuvem, comércio, Watson, Internet das Coisas, analítica, mobilidade, redes sociais e segurança.

As novidades nos benefícios dos membros do programa passam por um novo portal PartnerWorld University, sistema de gestão de aprendizagem web, mais workshops de marketing digital e uma expansão da iniciativa BTI (Business Transformation Initiative). Durante tempo limitado, que a IBM não especificou, será também dada a oportunidade de adquirir o serviço por subscrição developerWorks Premium por um preço mais atrativo.