Categories: CloudInovação

IBM e SAP anunciam integração na nuvem e computação cognitiva

As duas gigantes caracterizam o aprofundar da parceria estratégica como um programa de transformação digital para acelerar a modernização dos clientes. A colaboração vai combinar as capacidades cognitivas e nuvem da IBM com a plataforma cloud da SAP, e inclui a utilização partilhada de recursos nas sedes de ambas – Palo Alto para a IBM e Walldorf para a SAP.

“As empresas pretendem co-inovar em soluções que aumentem o valor para os clientes através de extensões cognitivas, experiências de cliente e utilizador avançadas e funcionalidades específicas para cada indústria, tudo possível através da Business Suite 4 SAP HANA (SAP S/4HANA), disponível localmente e na nuvem”, dizem as empresas em comunicado. As novas soluções serão demonstradas nos centros de inovação que tanto a IBM como a SAP detém em várias localizações.

“O futuro da estratégia de negócio e valor de negócio vai proceder dos elementos fundadores deste anúncio – computação cognitiva, nuvem e o design de experiência de consumidor-qualidade em cada indústria”, resume Bridget van Kralingen, vice presidente sénior da IBM Global Business Services. “Estamos a formalizar um conjunto de aptidões complementares para simplificar e acelerar os resultados dos clientes na sua transformação em empresas cognitivas”, acrescenta.

Rob Enslin, presidente de operações globais de clientes da SAP, sublinha que as duas empresas vão dar aos clientes uma visão clara sobre o caminho a seguir para inovar os modelos de negócio.

A colaboração deverá incluir:

  • Soluções na nuvem:  A parceria entre a IBM e a SAP para os serviços HANA Enterprise Cloud será reforçada para escalar a plataforma IBM. Haverá ainda colaboração em soluções específicas
  • Soluções on-premise: As duas empresas vão permitir o envolvimento dos clientes em ofertas híbridas e on-premise com SAP HANA em cima de sistemas IBM Power, com suporte do novo Centro de Excelência IBM Power Systems para SAP HANA em Austin, Texas.
  • Capacidades cognitivas: A IBM vai desenvolver soluções cognitivas para SAP S/4HANA
  • Experiência de cliente e utilizador: A agência IBM Interactive Experience (iX), a SAP Global Design, responsável pela interface SAP Fiori e a equipa SAP Customer Engagement and Commerce vão trabalhar juntos em experiência pré-designadas que podem depois ser personalizadas.
  • Serviços integrados: As empresas vão desenvolver modelos de consultoria colaborativa com base em metodologias de serviços e suporte ágeis.

Mais detalhes disponíveis no site da IBM.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago