IBM e VW fazem parceria para desenvolver serviços de mobilidade digital

“O objetivo do acordo entre a Volkswagen e a IBM, que foi inicialmente concluído por um período de cinco anos, é o desenvolvimento de serviços digitais personalizados com o objetivo de moldar ativamente a tendência crescente a que assistimos na relação entre veículos e condutores”, referiu, em comunicado, Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen responsável por Vendas.

Os serviços funcionam com dados em tempo real do condutor e do veículo para oferecer recusros de mobilidade personalizados de alta qualidade operados na cloud. Os serviços básicos da plataforma digital da Volkswagen vão ser combinados com a grande variedade de capacidades cognitivas e micro-serviços adicionais, como o machine learning da cloud da IBM. 

We Commerce é a primeira iniciativa em conjunto no ecossistema digital da Volkswagen WE e vai fornecer aos condutores recomendações no local e altura certas. 

A solução vai usar as capacidades cognitivas da IBM, após autorização do cliente, para que os serviços aprendam com as preferências e hábitos do condutor para fazer recomendações o mais personalizadas possível. 

“No decorrer da parceria, vamos cooperar de perto com a Volkswagen para aportar maior inteligência aos serviços de mobilidade digital e garantir uma implementação mais rápida de novas ideias,” afirma Dirk Wollschläger, IBM General Manager Global Automotive Industry.

“O nosso objetivo é estabelecer um mercado aberto para os programadores para que tenham a possibilidade de criar uma plataforma digital comum. A Volkswagen irá beneficiar da nossa experiência de longa data do setor, dos nossos serviços cloud e do Watson, a nossa tecnologia baseada em inteligência artificial, assim como o nosso know-how em design digital”, acrescenta o executivo.

Os retalhistas, as cadeias de postos de abastecimento, o setor hoteleiro e os restaurantes vão poder usar o We Commerce para colocar as suas ofertas de forma mais direcionada junto dos clientes. 

A colaboração fará parte do programa FAST da Volkswagen e, no futuro, vai permitir o intercâmbio com fornecedores. Com acesso ao catálogo IBM Cloud Services, a fabricante automóvel e as empresas de vendas e parceiros vão também poder desenvolver serviços específicos para tornar as experiências dos utilizadores cada vez melhores.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago