IBM Watson compra empresa de analítica Truven

A divisão Watson Health da IBM anunciou a conclusão da aquisição da empresa de analítica Truven, especializada em saúde. Foi um negócio significativo, de 2,28 mil milhões de euros, inicialmente anunciado em fevereiro.

A Truven Health Analytics fornece serviços de big data e analítica sobre dados na nuvem. Tem 8500 clientes que vão agora passar para o portfólio da IBM Watson Health, incluindo agências norte-americanas, planos de saúde, hospitais, clínicas e empresas de ciências da vida.

Com a conclusão da integração, os cientistas da IBM e da Truven vão começar o processo de utilização das capacidades cognitivas da Watson Health em cima dos dados clínicos da especialista adquirida. A aquisição vai elevar a estrutura da divisão Watson Health para cinco mil empregados, entre centenas de médicos, especialistas em epidemiologia, estatísticos, administradores de saúde, especialistas em políticas de saúde e consultores.

A IBM refere que a Truven lhe dá uma base extensa de informações sobre custos, pedidos, qualidade e resultados. “A IBM antecipa que as organizações de saúde irão utilizar estes dados baseados na nuvem e combiná-los com em parcelas anteriormente dispersas, incluindo vastas quantidades de dados estruturados e não estruturados, para criar conhecimentos únicos que ajudem a tomar decisões e a melhorar a qualidade dos cuidados com menos custos”, explica a empresa. “Os dados da Truven, em coordenação com uma série de soluções e serviços, também vai ajudar a otimizar as ofertas da IBM para cuidados de elevado valor.”

Esta é a quarta grande aquisição da IBM na área da saúde desde que lançou a unidade Watson Health, em abril de 2015.  A divisão foi criada para “melhorar a capacidade de médicos, investigadores e seguradoras a inovar acedendo a conhecimentos extraídos da quantidade massiva de dados de saúde pessoais que está a ser criada e partilhada diariamente.” A plataforma  Watson Health Cloud permite que a informação seja partilhada e combinada com uma visão agregada de dados clínicos, de pesquisa e sociais.