IFA 2017 em Berlim aposta em mais espaço e foco nas marcas

Lisboa recebeu, no passado sábado, dia 22 de abril, a conferência de imprensa mundial da IFA – Internationale Funkausstellung, a Feira Internacional de Eletrónica de Consumo, que se realiza em Berlim 1 a 6 de setembro. Em comunicado de imprensa, os responsáveis pelo gfu e Messe Berlin, organizadores do evento, falaram sobre a conferência alemã.

A organização anunciou que este ano a conferência IFA está focada no crescimento e inovação do consumo eletrónico e no mercado dos electrodomésticos, oferecendo mais espaço do que nunca às marcas, mais espaço aos construtores para apresentarem as suas criações e a fonte dos componentes para futuros produtos. A IFA NEXT é um conceito muito próprio que dá às startups laboratórios de pesquisa no pico da inovação da próprias plataformas, baseando-se nas notas e conferências da IFA.

Hans-Joachim Kamp, Chairman of the Supervisory Board of gfu Consumer & Home Electronics GmbH, afirmou que “os mercados para eletrodomésticos e consumo de material eletrónico está a convergir. A IFA celebra a décima edição do Home Appliances @ IFA.  A IFA continua a ser a plataforma líder para ambos os segmentos de mercado, não existindo outro evento capaz de responder a todas as necessidades da indústria, retalhistas, consumidores e profissionais dos media. O sucesso da conferência reflete o crescente volume das encomendas – mais de 4.7 mil milhões de dólares durante a IFA 2016 (cerca de 4 mil milhões e 330 mil euros).

Jürgen Boyny, Global Diretor, Consumer Electronics, at market researcher GfK Retail and Technology, contou que “o volume de negócios no mercado digital continua bastante alto. Quase 950 mil milhões de dólares (cerca de 875 mil milhões de euros) em vendas anuais são esperados para 2017 e 2018. Seja em casa ou na estrada, o smartphone tem vindo a redefinir os avanços no mercado. O smartphone está ligado a todas as áreas da vida diária, da tv na sala de estar para a máquina de lavar roupa, máquina de café ou mesmo as balanças da casa de banho. A Internet das Coisas já chegou ao consumidor”.

IFA 2017 – foco nas marcas, definir novas plataformas para os componentes 

“Estamos a estruturar a IFA 2017 para se focar nas marcas e na inovação – e definir novas plataformas para as empresas que desenham, constroem e vendem componentes”, disse o Dr. Christian Göke, CEO do Messe Berlin.

“Este ano, podemos oferecer mais espaço do que nunca às marcas, todas num espaço claramente organizado e identificado por categoria. Visitar a IFA em Funkturm não é uma caça ao tesouro, mas uma experiência imersiva, focada na indústria”, concluiu.

A inovação é o ADN da IFA, sendo que a IFA 2017 vai dar à inovação um palco próprio, venha esta de startups, laboratórios de pesquisa, universidades ou empresas grandes / pequenas – construir para além da IFA TecWatch é o objetivo. A IFA NEXT vai estar localizada em Hall 26, com duas áreas dedicadas à inovação onde vão ser feitas apresentações e demonstrações, e uma outra área onde se retiram as notas chave da IFA, IFA + Summit e onde decorrem as conferências da IFA.

Jens Heithecker, Diretor Executivo da IFA explica que a “IFA NEXT coloca a inovação bem no centro do espetáculo” sendo “para jornalistas e visitantes uma oportunidade única para ver todas as inovações mais recentes num só local”.

Em Lisboa, a Câmara Luso-Alemã foi a representante oficial da IFA no evento, realizado no Lisboa Marriott Hotel. Cerca de 300 jornalistas de 50 países da imprensa económica, semanal, diária, assim como de televisão e rádio estiveram na conferência. Para Portugal esta foi uma excelente oportunidade para dar a conhecer a oferta turística nacional aos meios de comunicação e participantes de todo o mundo.