Indra aposta em TI para gestão inteligente da água

A Indra passou a integrar a SWAN (Smart Water Networks Forum), uma organização especializada no desenvolvimento e gestão inteligente da água, que tem por objetivo garantir a utilização inteligente, eficiente e sustentável da água em todo o mundo, através da promoção da adoção de tecnologias baseadas em análise de dados das redes.

Como membro do SWAN, a Indra terá a oportunidade de colaborar e partilhar ideias com os principais players do setor e da indústria de todo o mundo, nomeadamente, especialistas, serviços públicos e outras empresas tecnológicas. A integração neste Fórum vai permitir à multinacional incrementar o seu conhecimento sobre as alterações da indústria, acompanhando e adaptando-se à evolução real das necessidades do mercado. No âmbito desta associação, a Indra integra o grupo de trabalho de Arquitetura de Sistemas, responsável pela definição da ferramenta interativa de referência para os serviços públicos de água.

A empresa contribuirá também, através do seu Centro de Excelência da Água, InDrop, com o seu conhecimento e experiência global para cobrir as necessidades de TIC no ciclo da água, desde a captação, até à adução, distribuição, saneamento e reutilização.

Refira-se que a multinacional de consultoria e tecnologia conta com mais de 40 referências em clientes na Europa, América Latina, Ásia-Pacífico e África. O seu portfólio de soluções e serviços para o sector da água está agrupado em 3 grandes áreas: consultoria tecnológica e de negócio; externalização de processos e design; desenvolvimento, integração e manutenção de soluções de TI. A oferta integra desde sistemas de controlo, operação e gestão das empresas até às tecnologias emergentes focadas em sensores, medição ou modelos matemáticos. Este é o caso das soluções de smart metering, previsão de procura, comunicação e gestão de emergências, previsão meteorológica ou eficiência energética proveniente do binómio água/energia (watergy).

Adicionalmente, dada a importância da componente social na gestão responsável da água, a multinacional aposta na utilização de sistemas que exploram as capacidades dos social media para melhorar a relação e comunicação com os cidadãos.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

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