Cisco impulsiona negócios do universo IoT

Recentemente a Cisco anunciou a segunda edição do Innovation Grand Challlenge, uma iniciativa onde startups, empreendedores e programadores têm a oportunidade de apresentar projetos e candidatar-se a prémios em dinheiro, apoio, mentoring e financiamento.

Esta ação pretende impulsionar ideias ou projetos de negócio à volta da Internet das Coisas (IoT)/Internet of Everything (IoE), a nova fase da Internet em que tudo estará conectado.

Os candidatos poderão enviar as suas candidaturas até 7 de setembro, sendo que terão a possibilidade de receber um prémio no valor de 250 mil dólares que será repartido entre os três vencedores finais e poderão ainda obter apoio ao desenvolvimento e testes nos Centros de Inovação da Cisco. Adicionalmente, a Cisco, bem como os seus parceiros e investidores, garantem aos vencedores mentoring, parceria e financiamento.

Este ano, as candidaturas devem incidir em cinco áreas da digitalização e evolução da IoT/IoE, o que inclui infraestrutura, middleware, plataformas e frameworks, aplicações, analítica de dados, segurança e Fog Computing em diferentes segmentos verticais como fabrico, cidades inteligentes e transporte ou energia/utilities.

Os projetos serão avaliados por um júri constituído por três painéis de especialistas da Cisco e da indústria, que terão em conta a originalidade das propostas, a sua probabilidade de sucesso no mercado ou o valor para os clientes finais. Posteriormente, a 15 de outubro, serão destacados os semifinalistas e, mais tarde, a 23 novembro, serão conhecidos os seis finalistas. Apenas a sete de dezembro serão nomeados os três vencedores, no Dubai, aquando do terceiro evento anual IoT World Forum.

Em comunicado, Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco Portugal, refere que “com menos de um por cento dos objetos físicos ligados à Internet atualmente, há uma grande oportunidade para conectar o que não está conectado, reinventando os processo de negócio, melhorando a eficiência e revolucionando a experiência dos clientes finais. A Cisco comprometeu-se a impulsionar a inovação e a competição Innovation Grand Challenge é uma forma de descobrir e apoiar a criação de tecnologias disruptivas, produtos ou modelos de negócio capazes de transformar os diferentes sectores e a forma como vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos”.

A primeira edição do Cisco Innovation Grand Challenge, que decorreu em 2014, recebeu mais de mil candidaturas de 170 países.