Instale o Windows 10 agora mesmo

Pior ainda: tem gente que já viu a instalação começar, e por algum problema, como queda de energia ou instabilidade na rede, acabou perdendo o upgrade e continua com o bendito ícone no canto inferior direito do ecrã, prometendo o upgrade para algum momento futuro.

Existe um recurso oficial da Microsoft que resolve o problema. A ferramenta de criação de mídia de instalação do Windows 10 pode ser usada para fazer o upgrade em vários computadores, desde que escolhida a versão certa do Windows 10. Você pode com ela criar um DVD ou um pen drive com a instalação do upgrade.

De saída, prepare o espaço. Em nossos testes, são necessários pelo menos 4 GB livres para a coisa dar certo. Além disso, você vai precisar de 9 GB adicionais para a recuperado obrigatória de sistema.

Pronto para a ação? Muita calma nessa hora. Você precisa do número da licença do Windows, que pode ser pedido para validar a instalação.

Tire uma foto da etiqueta com o número de série (que normalmente fica embaixo do computador ou na caixa do Windows, se você comprou o sistema na loja) e guarde. Não tem etiqueta? Vá em Meu Computador, clique com o botão direito e selecione Propriedades. Lá aparecerão todas as informações da máquina, inclusive se o Windows é de 32 ou 64 bits, e o número de série.

Dito isso, é hora do download.

A ferramenta da Microsoft permite o upgrade direto, sem criar o pen drive, mas em nossos testes, infelizmente nem sempre deu certo. Se dá algum pau na rede, é preciso começar tudo de novo. Tentamos dos dois jeitos, e apanhamos menos gravando o pen drive. Se você tem mais que um computador que pode receber o upgrade, essa é a melhor forma.

Separe um pen drive com pelo menos 4 GB. Se quiser, pode gravar de uma vez as versões de 32 e 64 bits para decidir qual usar na instalação, mas vai demorar o dobro para baixar e ocupará 6 GB de espaço no pen drive, que só poderá ser usado para isso até ser reformatado.

Depois de baixar os arquivos de instalação, a ferramenta prepara tudo sozinha.

Depois, é só ter paciência. Mesmo depois da instalação terminada, o que leva mais ou menos uma hora e meia, considere mais uma hora para o Windows 10 baixar os drivers e ficar perfeito.

Em nosso B!Tlab, conseguimos, depois de gravar alguns pen drives, “ressuscitar” um upgrade que tinha dado problema e colocar, em menos de 3 horas, cinco máquinas rodando Windows 10. Até um netbook ancestral de 2008, com 1 GB de RAM que rodava com dificuldade mesmo o Windows 7, ficou bom com o Windows 10.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago