Intel vai distribuir SUSE Linux Enterprise Server como opção

Esta é uma camada aplicacional do sistema HPC suportado pela Intel, sendo que o SUSE Linux Enterprise Server é o primeiro Linux suportado comercialmente a ser incluído como uma opção de sistema operativo na Orchestrator. As duas empresas vão disponibilizar suporte conjunto para a solução.

“O HPC já não é apenas para projetos científicos especializados”, diz Michael Miller, presidente de estratégia, alianças e marketing da SUSE. “Hoje, o HPC está a convergir com o big data analytics, IoT, machine learning e robótica para abrir uma nova era de potencial de computação. A colaboração entre a SUSE e a Intel no HPC Orchestrator e OpenHPC coloca este potencial ao alcance de uma nova gama de indústrias e empresas que necessitam de informação baseada em dados para competir e avançar”, acrescenta. O responsável defende que esta abordagem “vai mudar a indústria.”

O Intel HPC Orchestrator com SUSE Linux Enterprise Server estará disponível no quarto trimestre de 2016. Uma das vertentes do sistema é permitir aos clientes correrem uma camada HPC completa para cargas de trabalho com suporte. Por outro lado, a Intel recorre ao Open Build Service para criar e disponibilizar o HPC Orchestrator – ou seja, a mesma plataforma usada para gerar o SUSE Linux Enterprise.

“O Intel HPC Orchestrator foi desenvolvido para ajudar as organizações a simplificar o desenvolvimento, manutenção e suporte dos seus sistemas HPC”, declara Charles Wuischpard, vice-presidente do Data Center Group e diretor geral do High Performance Computing Platform Group da Intel. “As empresas que adotam o HPC Orchestrator com o SUSE Linux Enterprise Server podem beneficiar de inovação open source, tendo, ao mesmo tempo, a tranquilidade de uma camada aplicacional HPC, integrada e validada, com suporte da Intel e da SUSE”, garante.

A consultora IDC também se pronunciou sobre a parceria, indicando que pretende simplificar e acelerar os desenvolvimentos em HPC para a obtenção de resultados mais rápidos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago