Categories: Negócios

Inteligência Artificial: o exército de ‘bots’ da Microsoft

O CEO Satya Nadella explicou a sua visão para estas aplicações, que podem ser usadas para desenvolver novos métodos de interação com computadores. Isto apesar do falhanço da Tay, um bot de inteligência artificial que foi lançado no Twitter e teve ser suspenso, porque os utilizadores da rede de microblogging rapidamente perceberam como torná-lo racista, misógino e ligeiramente genocida.

“Queremos desenvolver inteligência artificial que aumente as capacidades e experiências humanas”, afirmou Nadella. O CEO introduziu o conceito de “Conversação como Plataforma”, explicando que se trata de agarrar no poder da linguagem humana e aplicá-lo a toda a computação. Isto vai muito além da assistente digital inteligente Cortana. “Pensamos que isto pode ter um impacto tão profundo quanto as anteriores mudanças de plataforma do passado, como a web e o tátil nos dispositivos móveis”, referiu.

As ferramentas de produção destes bots de conversação estarão disponíveis para Skype com um novo kit desenvolvimento, mas não se ficam por aqui – a ideia é que cheguem a outras plataformas de comunicação, como Slack e Outlook. A integração profunda da assistente digital Cortana no Skype foi uma das demos na Build 2016 e mostrou, por exemplo, a capacidade de a assistente perceber que o utilizador ia participar numa conferência através de uma conversa no chat. Tomou a iniciativa de marcar a data no calendário e introduziu na conversa um “bot hoteleiro” (neste caso, da cadeia Westin) para sugestão de acomodação. É assim que isto vai funcionar na fase inicial.

“Os bots no Skype vão começar por aparecer nas mensagens, e no futuro estarão disponíveis também para chamadas de áudio e vídeo”, explica a Microsoft. “Cada bot vai melhorar a sua experiência no Skype de uma maneira própria, trazendo uma nova dimensão às conversas diárias no Skype e ajudando a tornar as suas ideias e planos em ações concretas.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago