Internet das Coisas potencia as operações logísticas

A DHL, fornecedora mundial de serviços de logística, e a Cisco, líder mundial em TI, lançaram em conjunto um novo Relatório de Tendências com foco em Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) que estima que haverá 50 mil milhões de dispositivos conectados à Internet até 2020 (em comparação aos 15 mil milhões de hoje) e analisa o impacto que esta revolução tecnológica terá sobre os negócios.

De acordo com a análise económica da Cisco, a IoT irá gerar um montante de 8 milhões de milhões de dólares em todo o mundo em valor movimentado ao longo da próxima década. Este valor será proveniente de cinco impulsionadores principais: inovação e receitas (2,1 milhões de milhões de dólares); utilização de ativos (2,1 milhões de milhões de dólares); cadeia de abastecimento e logística (1,9 milhões de milhões de dólares); aprimoramento da produtividade dos funcionários (1,2 milhões de milhões de dólares); e experiência mais avançada aos clientes e cidadãos (700 milhões de milhões de dólares).

De acordo com o relatório, ao longo da próxima década, o setor de logística pode alavancar níveis mais elevados de eficiência operacional na medida em que a IoT conecta em tempo real os milhões de embarques que são deslocados, rastreados e acondicionados todos os dias. No setor de armazenagem, paletes e itens conectados serão um impulsionador importante para uma gestão de estoque mais inteligente.

No transporte de cargas, a monitorização e o rastreamento de mercadorias tornam-se mais rápidos, mais precisos, preditivos e seguros, ao passo que a análise de uma frota conectada pode ajudar a prever falhas de ativos e agendar verificações de manutenção automaticamente. Por fim, conectar o pessoal responsável pela entrega aos veículos e pessoas que se encontram nos arredores pode se tornar uma forma de capitalizar e otimizar a viagem de volta, aprimorando a eficiência e o serviço prestado no trecho final da entrega. Para os clientes, isso significa que a DHL pode fornecer um serviço ainda mais rápido, confiável e com um custo ainda mais baixo.

“A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é a conexão à web de praticamente qualquer coisa – desde pacotes até pessoas – por meio de tecnologias de sensores, e a Cisco e a DHL acreditam que isso irá revolucionar os processos de negócios em toda a cadeia de valor, incluindo a cadeia de abastecimento e logística. Para obter o benefício económico global máximo, vamos precisar entender de que forma todos os componentes da cadeia de valor convergem, e isso vai exigir uma ampla colaboração e participação, além da disposição para investir e criar um ecossistema próspero de IoT para processos de negócios sustentáveis. O novo Relatório de Tendências é mais uma etapa no sentido de garantir que a DHL seja capaz de entregar os benefícios da IoT para nossos clientes”, disse Markus Kückelhaus, vice-presidente de Inovação e Pesquisa de Tendências da divisão de Soluções para Clientes e Inovação da DHL.

A DHL e a Cisco Consulting Services também estão colaborando agora em um projeto conjunto de inovação da IoT que irá melhorar a tomada de decisões em operações de armazéns por meio de análises de dados praticamente em tempo real, com base em dados de localização Wi-Fi de dispositivos selecionados. A solução é baseada nas Experiências de Dispositivos Móveis Conectados (Connected Mobile Experiences – CMX) da Cisco, que utiliza a rede sem fio de alta densidade para recolher dados de localização agregados em dispositivos conectados via tecnologia Wi-Fi.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago