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Investidores de capital de risco promovem iniciativa para dinamizar startups

As candidaturas podem ser submetidas até às 23:59 de sexta-feira, dia 3 de abril.

A iniciativa, que surge como veículo de dinamização do ecossistema nacional de startups numa altura em que o tecido empresarial português está a sofrer com o cenário consequente da resposta à Covid-19, será levada a cabo no dia 7 de abril, entre as 14:30 e as 17:00, através de uma plataforma de videoconferências online.

Cada startup terá um total de 10 minutos para fazer um pitch de apresentação da sua equipa e da respetiva solução e outros 10 minutos para responder às questões colocadas pelos investidores.

“Enquanto sociedade gestora de capital de risco, devemos continuar a apoiar o ecossistema nacional de startups, mesmo em alturas de maior incerteza. É nesse sentido que surge este Online Pitch Day, para continuar a apoiar as startups portuguesas nas suas iniciativas de inovação e trazer para o mercado soluções interessantes nas mais diversas áreas”, explica Ana Paula Reis, partner da Bynd Venture Capital.

Pedro Ribeiro Santos, partner da Armilar Venture Partners, refere que “nos seus 20 anos de vida, este é o terceiro período de grande incerteza nos mercados que a Armilar atravessa. A experiência diz-nos que, apesar da insegurança que um período como este pode causar nos empreendedores quanto à viabilidade das suas iniciativas, as boas startups não deixarão de encontrar bons investidores e não deixarão de ser financiadas, e as boas startups que venham a emergir estarão dotadas de uma grande resiliência e capacidade de adaptação. Importa, por isso, que os investidores demonstrem claramente que se mantêm abertos e disponíveis para avaliar, e investir em novas iniciativas.”
 

Esclarece ainda que “a Armilar investe em novas tecnologias que trazem algo de muito novo para o mercado; o sucesso dessas startups não se mede em meses, mas sim em vários anos. Por isso, a avaliação que é feita das oportunidades de investimento não pode ficar limitada por um período de incerteza que, por muito longo e profundo que possa revelar-se, não deixará também ele de passar.”

Por sua vez, Alexandre Teixeira Santos, cofundador e responsável pela área de investimentos da Bright Pixel, afirma que “na última década, temos assistido a um ‘boom’ no investimento em startups, tanto no número de investidores ativos como nos montantes investidos. Com a degradação da conjuntura económica, e olhando para períodos homólogos de crise, esperamos assistir a uma contração dos montantes investidos, que deverão cair mais de 25%, assim como a um ajuste das avaliações. Contudo, foi em períodos de crise que foram fundadas muitas das startups que temos hoje como referência e onde investidores fecharam os melhores negócios. Alguns exemplos da mais recente crise económica incluem a Dropbox, Zalando, Flipkart e a portuguesa Farfetch, que foi fundada em 2008. É, portanto, vital que os investidores continuem a investir ativamente, de forma a alimentar o ecossistema e contrariar os impactos conjunturais da crise. Este tipo de iniciativas tem esse objetivo e sentimo-nos orgulhosos por fazer parte dela.”

“As crises são momentos de profunda mudança e, em certa medida, de disrupção. Devem ser vistas pelas startups como oportunidades de crescimento, em que surgem novos nichos de mercado ou transformações dos comportamentos e/ou das necessidades dos clientes. Esta crise será marcada pela aceleração da transformação digital, da mudança dos métodos tradicionais de organização do trabalho e do aumento da importância dos canais digitais. É nestes momentos de transição dos mercados que surgem os projetos mais inovadores e capazes de gerar excecional retorno para os investidores”, propõe Pedro Falcão, managing partner da LC Ventures.
Redação Silicon

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