Investimentos em analítica deverão crescer em aeroportos, diz Unisys

Uma nova pesquisa da Unisys indica que especialistas em aeroportos esperam utilizar mais soluções de Data Analytics nos próximos anos, com potenciais aplicações em diversas áreas importantes neste setor.

A maioria dos entrevistados (59%) afirmou ter planos de investir em soluções de análise avançada de dados num período que varia entre um e cinco anos. Destes, apenas 3% disseram não ter planos de investir em analítica de nenhuma forma e menos de um terço (31%) afirmou que já usar esse tipo de solução.

Os entrevistados se mostraram mais interessados em aplicar soluções de Data Analytics  numa ampla gama de operações importantes para os aeroportos e recursos oferecidos para os consumidores, incluindo o fluxo de passageiros (27%), monitorização de ativos e operações aeroportuárias (22%); geolocalização e sistemas de sinalização nos aeroportos (22%); além de hábitos de compra dos passageiros nas lojas (15%).

Quando questionados sobre os maiores obstáculos enfrentados na implementação de uma solução de analítica, 27% dos entrevistados indicaram que a maior preocupação é a compatibilidade com os atuais sistemas dos aeroportos. Falta de orçamento (24%), insuficiência de recursos (18%) e questões associadas à segurança/privacidade (18%) foram mencionadas como outras preocupações relevantes.

“Esta pesquisa deixa claro que os aeroportos percebem como a transformação digital é importante para que possam permanecer competitivos e ter sucesso no futuro”, disse Dheeraj Kohli, líder global da vertical de Transporte Aéreo da Unisys. A empresa fornece soluções e serviços para aeroportos e serve atualmente 100 localidades ao redor do mundo.

“Como provedora de soluções para aeroportos, a Unisys entende como as soluções de Data Analytics podem ser valiosas para os aeroportos. Elas não só podem ser usadas em diversas operações, como os dados gerados pelas ferramentas e por modelos preditivos também auxiliam os aeroportos a aprimorar a experiência que oferecem aos passageiros, enquanto elevam seus próprios níveis de eficiência, organização e rentabilidade”, conclui.

A Unisys realizou a pesquisa durante a Airports Council International – Conferência Anual e Assembleia Geral na América do Norte, realizada em Montreal em 2016.