IoT e Big Data podem ajudar a gerir crises de reputação

A Indra lançou para o mercado o Social Media Command Center (SMCC), uma ferramenta de monitorização e escuta ativa e inteligente de redes sociais que pretende gerir de forma automática e em tempo real ameaças reputacionais que afetam as organizações e melhorar as suas capacidades comerciais. 

Tudo, dizem em comunicado, graças à sua interconexão com SOFIA2, a plataforma de IoT e Big Data da Indra.

Segundo a empresa, a ferramenta é capaz de escutar milhões de interações em qualquer idioma e lugar do mundo. Todos os dados provenientes de fontes abertas (meios de comunicação, redes sociais, blogues, relatórios públicos e outras fontes empresariais são armazenados na SOFIA2 para ser analisados, quer em tempo real (por exemplo, para processar eventos e definir alertas que permitam  tomar uma ação de imediato), quer de forma cronológica, para identificar padrões de correlação (influência da atividade social na demonstração de resultados).

Em comunicado explicam ainda que a solução é capaz de realizar uma classificação temática de menções à marca de uma organização ou empresa que prejudicam a sua reputação para antecipar-se e adotar medidas preventivas para qualquer contingência ou gerir uma crise. “Isto é possível graças à plataforma SOFIA2, o “cérebro” da ferramenta, que foi alimentada com informação chave que ajuda o community manager a discernir entre o que realmente implica um risco reputacional para a organização e o que não é crítico, ou simplesmente faz parte de um evento geral do setor”.

Do mesmo modo, permite conhecer a reação de públicos-alvo perante lançamentos comerciais e determinar quais são os conceitos que devem ter em conta para medir o êxito das ações.

A solução, que já se encontra no mercado, está “dirigida a organizações de todos os setores que definiram ou estão a definir uma estratégica digital baseada em dados sociais para melhorar os seus atributos de marca assim como a atenção e experiência dos seus clientes.”