IP Telecom agiliza gestão e tomada de decisão com solução de BI da KSTK

A IPT tinha a necessidade objetiva de possuir um sistema que permitisse medir e controlar num tempo próximo do real o desempenho do negócio, com base num modelo otimizado de gestão e numa plataforma central de suporte à decisão.

O projeto teve início com os serviços de consultoria de gestão de negócio da KSTK que implementou então a sua plataforma de Business Intelligence (BI) para centralizar e facilitar a gestão da performance e a tomada de decisão nos vários domínios da cadeia de valor da IP Telecom, que tem mais de 200 clientes e 30 produtos/serviços. A implementação foi assegurada por uma equipa 8 pessoas e teve a duração de 12 semanas.

«A ligação entre a solução tecnológica Business Performance Analytics da KSTK e o contexto do modelo de gestão de desempenho do negócio da IPT é total, uma vez que representam as duas componentes fundamentais do modelo de informação de gestão de negócio da empresa. A forte dinâmica de adaptação e mudança associada a estes modelos e à realidade da gestão requerem soluções flexíveis, permanentemente ajustáveis e alinhadas com os processos de gestão de negócio», refere, em comunicado, Rui Ribeiro, diretor geral da IP Telecom.

Com a plataforma de BI, a entidade passou a dispor de uma visão total da performance do negócio, com a disponibilização de informação fiável, coerente e atempada, que serve de suporte aos decisores nos seus processos de planeamento, análise e monitorização, com base em indicadores e relatórios de acesso simples, eficaz e estruturado.

Além disso, a solução permitiu uma maior mobilização dos vários níveis de gestão, para monitorizar o sucesso e atingir os objetivos definidos e possibilitou também a agregação da informação crucial ao negócio numa única base completa e sempre atualizada, a partir dos sistemas existentes.

«Os planos futuros passam agora pela evolução da plataforma, para que sirva de dashboard de controlo de indicadores de gestão, garantindo um acompanhamento online dos vários objetivos, que versam essencialmente a maximização de receitas, o aumento da qualidade de serviço ao cliente e a melhoria da eficiência organizacional, cruzando com o cumprimento de orçamentos e projetos. Adicionalmente, pretende reforçar-se a componente de avaliação de cenários e perspetivas de forecast», conclui o executivo.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

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