iPhone Photography Awards premeia foto portuguesa

Os iPhone Photography Awards (IPPAWARDS), o primeiro concurso de fotografias tiradas com iPhone, anunciou os vencedores da sua nona edição. Desta vez, foi distinguida uma foto portuguesa.

A fotografia tirada por Vasco Galhardo Simões recebeu o prémio iPhone Photography para melhor na categoria de Landscape (Paisagem).

O português de 21 anos, natural de Lisboa, tirou a fotografia (na imagem) a partir de um avião, na qual capta parte da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei, num cenário coberto de nuvens. Vasco Galhardo Simões é também o mais jovem vencedor de uma categoria.

A concurso estavam milhares de fotografias, todas tiradas com iPhones, provenientes de 139 países.

Vasco Galhardo Simões não é fotógrafo profissional e olha para a fotografia como um hobbie. A frequentar o último ano do curso de Relações Internacionais e Ciência Política da Kingston University em Londres, Vasco Galhardo Simões começou a interessar-se por fotografia via iPhone há apenas dois anos.

É um orgulho enorme ser premiado por um concurso desta importância e perante milhares de fotografias”, refere. “Esta fotografia foi tirada a 5 de Janeiro de 2015, num voo de regresso a Lisboa. Era uma visão única da Ponte 25 de Abril que aproveitei rapidamente. Tive um bom sentido de oportunidade e alguma sorte, pois cerca de 30 segundos após tirar a fotografia, o piloto mudou a rota e deixámos de ver a ponte. É questão para dizer que estava no local certo, à hora certa”, acrescenta

Pode acompanhar o trabalho de Vasco Galhardo Simões no site www.vascogalhardo.vsco.co e também na sua página de Instagram (@999999.99). Pode também ver todos os outros premiados no site dos iPhone Photography Awards, neste link.

Os iPhone Photography Awards são o primeiro concurso dedicado a fotografia tirada com iPhone. Criado em 2007, os IPPAWARDS têm celebrado a criatividade de fotógrafos que usam iPhone a partir do momento em que o dispositivo começou a inspirar e a envolver utilizadores de todo o mundo. Os IPPAWARDS escolhem todos os anos as melhores fotografias entre milhares de imagens, de mais de 130 países. Os vencedores são escolhidos por um júri num processo composto por várias etapas.