Categories: Segurança

Kaspersky e AVL desenvolvem solução para carros conectados e autónomos

Os veículos conectados e autónomos são cada vez mais alvos de ataques de cibercriminosos e como tal a Kaspersky Lab e a AVL Software & Functions GmbH desenvolveram uma solução que visa ajudar a indústria automóvel a tornar as comunicações mais seguras.

O protótipo da solução de segurança permite comunicação à prova de interferências entre os componentes do veículo, o automóvel conectado e a sua infraestrutura de comunicação externa. O  Secure Communication Unit tem como objetivo tornar os veículos conectados seguros desde o seu fabrico, independentemente do software utilizado ou dos sistemas de terceiros que estes tenham instalados.

Segundo as empresas, o SCU é uma unidade de controlo da transmissão da comunicação, que conecta várias subredes e/ou controladores da rede do veículo, que atua como uma única via que protege os fluxos de entrada e saída das comunicações. Tendo em conta as políticas de cumprimento da segurança para prevenir o contacto involuntário entre vários componentes do automóvel, o software ajuda a garantir comunicações sem interferências dentro da rede do veículo.

A plataforma de software da SCU inclui o sistema operativo Kaspersky OS, que elimina a hipótese existir um funcionamento não registado, mitigando assim o risco de ciberataques mesmo no caso de um código não autorizado ser integrado;  o motor de políticas de segurança Kaspersky Security System, que define o âmbito e o tipo de interação entre os vários componentes; um canal de confiança através do uso de criptoalgarismos e um nível de proteção dos serviços baseado nas capacidades do hardware.

“Com o ecossistema do automóvel moderno a tornar-se cada vez mais complexo e interligado, não é surpresa que as preocupações com a cibersegurança surjam entre os consumidores e na própria indústria automóvel. Mesmo sabendo que as oportunidades e vantagens são óbvias, a necessidade de ter os sistemas seguros ainda existe. É por isso que decidimos dar este grande passo em frente com o nosso protótipo de comunicações seguras do automóvel, garantindo que as oportunidades que a interconetividade nos trazem não se tornam em fracassos”, afirma, em comunicado, Andrey Doukhvalov, Diretor de Tecnologias do Futuro e Chefe de Arquitetura de Segurança na Kaspersky Lab.

A SCU está disponível para OEMs, ODMs, integradores de sistema e programadores de software em todo o mundo.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago