Las Vegas prepara-se para o CES 2015

A feira internacional de eletrónica de consumo, CES, considerada por muitos como a maior do mundo, começa na próxima segunda-feira, dia cinco de janeiro, e reunirá na capital norte-americana do jogo, Las Vegas, empresas dos quatro cantos da Terra, que exibirão as suas mais recentes ofertas e produtos.

CES

Este evento tem vindo, ao longo dos últimos anos, a conquistar um cada vez maior número de participantes, visto que o Consumer Electronics Show, ou CES, presenteia todos os fabricantes de dispositivos com a oportunidade para darem a conhecer os seus mais recentes produtos, algo que para os fabricantes mais pequenos é crucial.

Depois de em 2014 ter juntado mais de 52 mil expositores, espera-se que este ano esse número seja ainda maior.

A Internet das Coisas (IoT) certamente marcará uma forte presença no CES 2015. Com cada vez mais destaque na dimensão tecnológica, a IoT deverá no CES registar um dos mais marcantes passos na sua evolução. Nesta edição, a feira contará com o maior showcase de produtos, tecnologias e serviços de IoT de sempre. Apesar de serem bastantes os expositores na área da Internet das Coisas, espera-se que a Samsung e a Intel, duas gigantes tecnológicas, foquem intensamente os seus discursos keynote na temática da IoT.

Os carros conectados deverão também desempenhar um papel de relevo na exposição, visto que cada vez mais poderosa é a tecnologia que integra os nossos automóveis. No ano passado, a Google revelou a sua Aliança Automotiva Aberta, parte da sua estratégia para levar o seu sistema operativo Android até o mundo dos automóveis. Esta jogada foi replicada, mais tarde, pela Apple, que lançou o CarPlay, que permite aos condutores utilizarem as suas aplicações enquanto conduzem. Calcula-se que ambas as empresas avancem novos pormenores sobre estas suas novas apostas.

O CES tem conseguido conquistar cada vez mais aficionados do universo mobile. Embora, os grandes fabricantes como a Apple, a Samsung e a Microsoft optarem por organizar os seus próprios eventos para lançamento de produtos, o CES 2014 foi marcado pela apresentação de múltiplos dispositivos, que incluíram aparelhos de empresas como a Alcatel, a ZTE e a Huawei.

Os dispositivos wearable serão, sem dúvida, uma das maiores forças no CES deste ano. São cada vez mais a empresas que lançam no mercado smartwatches, dispositivos de fitness, óculos inteligentes e inúmeros outros gadgets que parecem por vezes saídos de filmes de ficção científica. Advinha-se que o mercado de wearables cresça fortemente nos anos vindouros.

Claro que drones será coisa que não deverá faltar no evento deste ano. Depois de terem tido a sua grande estreia nos mercados em 2014, estes pequenos aviões têm vindo a usufruir dos investimentos de grandes empresas como a Google, a Amazon e a GoPro. A Amazon chegou mesmo a dizer que até 2018 espera poder entregar produtos através de drones.

O CES tem sido, consistentemente, um grande acontecimento para os fabricantes de televisores de todo o mundo, que competem entre si com lançamentos de aparelhos cada vez maiores e mais inteligentes.

Na edição deste ano, a Sony, a LG e a Phillips deverão dar a conhecer novos produtos. As televisões têm vindo a ampliar as suas funcionalidades, com muitos aparelhos a permitirem a navegação na Internet, a utilização de chats de vídeo e o acesso a redes sociais.