LG fatura quase 13 mil milhões no primeiro trimestre

A LG Electronics anunciou os resultados do primeiro trimestre. A empresa reportou lucro líquido de  34,91 milhões de dólares e lucro operacional de  277,45 milhões de dólares, com alta em relação ao trimestre anterior, no último período de 2014.

lg

As receitas consolidadas de 12,72 mil milhões de dólares permaneceram quase que inalteradas em relação ao mesmo período do ano anterior, uma vez que as altas vendas de smartphones atenuaram um declínio nas receitas. A divisão de telemóveis da sul-coreana teve o melhor primeiro trimestre em receita desde a introdução do seu primeiro dispositivo Android, no ano de 2010. A unidade de Home Appliance & Air Solutions também viu a sua rentabilidade melhorar em relação ao mesmo período do último ano.

A divisão Home Entertainment da empresa reportou receitas de 4,03 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período no ano passado. A margem operacional ficou abaixo da registada no mesmo período no ano passado devido ao câmbio desfavorável e à sazonalidade que resultou na queda nas receitas com televisores LCD na América do Norte, Europa e América Latina, quando comparadas com o trimestre anterior. A expectativa é que o foco no marketing das TV 4K Ultra HD e OLED, mais a crescente demanda na Ásia e América do Norte por todos os produtos de TV criem um ambiente mais favorável para a divisão no segundo trimestre deste ano.

O nicho de comunicações móveis fez um primeiro trimestre forte em 2015, vendendo 15,4 milhões de smartphones, um número 26% maior do que o mesmo período no ano passado. As vendas totalizaram 3,27 mil milhões de dólares, uma subida de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2014. As margens do lucro operacional subiram tanto na comparação trimestre sobre trimestre quanto no ano sobre ano. As vendas na América do Norte registraram alta considerável, de 66%, na comparação com o mesmo período de 2014.

Já as vendas na Coreia do Sul cresceram 57% em relação ao trimestre anterior com a introdução do smartphone G Flex2, modelo topo de gama, com display OLED de superfície curvada. O lançamento de outro premium, o G4, no segundo trimestre deve fortalecer a presença da empresa no segmento de smartphones de alto padrão e elevar a rentabilidade da divisão.

Já em Home Appliance e Air Solution, a companhia divulgou um lucro operacional de 208,45 milhões de dólares, o que representa alta de 9% em relação ao mesmo período no ano anterior. A margem de lucro de 5,6% no primeiro trimestre foi resultado, em grande parte, da melhora do portfólio de produtos e da estrutura de custos. As receitas totalizaram 3,69 mil milhões de dólares, registando queda de 2% na comparação ano sobre ano anterior, por conta, em grande parte, à maior concorrência na América do Norte e às altas taxas de câmbio para o dólar, desfavoráveis nos mercados em desenvolvimento.

Para os próximos meses, a gigante prevê um aumento nas vendas de condicionadores de ar e refrigeradores durante a temporada de pico de calor no hemisfério Norte, com a introdução de novos produtos no mercado. Todos os resultados divulgados em dólar pela companhia, consideraram o WonSul-coreano com o valor de KRW 1.100 para cada dólar, uma média alcançada durante os primeiros três meses do ano (Q1, 2015).

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil