Logroño renova sistema de pagamentos nos autocarros

A Indra está a implementar um novo sistema de pagamentos móveis nos Autocarros Urbanos de Logronho. Em parceria com a Câmara Municipal, a tecnológica espanhola está a procurar desenvolver e modernizar a infraestrutura de transportes públicos da cidade.

nfc pagamentos

A empresa afirmou que Logronho, através da iniciativa, será a primeira cidade espanhola a poder oferecer aos seus cidadãos a possibilidade de aquisição e de validação dos seus títulos de transporte através de smartphones, recorrendo a tecnologia de Comunicação por Campo de Proximidade (NFC).

Fontes oficiais disseram que esta parceria é mais um dos avanços que tornará Logronho uma “cidade inteligente”, oferecendo aos cidadãos os melhores frutos resultantes da fusão das Tecnologias de Informação com os Serviços Públicos.

Apesar de os passageiros poderem continuar a pagar as suas viagens através dos tradicionais métodos, a Indra vai permitir que possam também efetuar o pagamento e validação dos seus títulos de transporte com a mera aproximação do smartphone a um terminal de leitura, através da aplicação AULOSA, desenvolvida pela Transermobile.

A Indra disse que “o pagamento mobile em Logronho permitirá a todos os cidadãos adquirir passes de autocarro e cartões de identificação configurando os diferentes perfis de utilizador reconhecidos pelo Município: Estudante Logronho, Tarifa reduzida para maiores de 65 anos e para pessoas com deficiência”.

Numa primeira fase, o serviço estará vinculado à Vodafone, mas a empresa disse que nos próximos tempos outras operadoras de telecomunicações deverão juntar-se ao projeto.

Alinhando-se com os objetivos de tornar Logronho uma cidade de referência em matéria de infraestruturas inteligentes, a Indra concluiu, no passado mês de maio, a implementação de redes Wi-Fi nos 51 autocarros que percorrem a cidade espanhola.