M6 Publicité e M6 Web adotam solução Accenture baseada em IA

A M6 Publicité e a M6 Web, filiais do Grupo M6, adotaram a nova oferta de Análise Avançada de Vídeo da Accenture que faz uso da inteligência artificial para prever com mais precisão as preferências de publicidade dos clientes e veicular anúncios segmentados de forma mais eficaz.

A M6 Publicité e a M6 Web contrataram a Accenture para implementar uma ferramenta de otimização de publicidade conduzida por dados, gerida por uma equipa de cientistas de dados, analistas e programadores. A ferramenta integra inteligência artificial para ampliar o número de utlizadores atingidos por anúncios direcionados.

Para aumentar o número de utilizadores relevantes alcançados pelos anúncios direcionados, a tecnologia identifica prováveis novos utilizadores interessados em comprar produtos com base em características e comportamentos semelhantes e conhecidos pela M6 Publicité por já terem adquirido produtos.

“A indústria de publicidade é muitas vezes confundida por uma avalanche de dados intratáveis e não fiáveis a respeito dos consumidores,” avalia Francesco Venturini, diretor global de negócios em media e comunicação da Accenture. “A nova tecnologia de machine learning da Accenture, um tipo de algoritmo de inteligência artificial, ajuda a solucionar estes problemas realizando previsões com base em enormes quantidades de dados, compilados a partir de diferentes fontes”, refere. A parceria com a M6 Publicité, diz, “é outro exemplo de como a transformação digital e tecnologias associadas continuam a mudar a ‘cara’ da publicidade.”

Baseado na Plataforma Insights da Accenture, a oferta de Análise Avançada de Vídeo utiliza aplicações para melhorar a relevância da publicidade e personalização por meio do direcionamento. Por exemplo, a M6 Publicité amplia sua capacidade de prever as impressões do público altamente qualificado sobre qualquer plataforma digital, aumentando a monetização dos inventários de anúncios em canais de vendas digitais. Ao comparar comportamentos de utilizadores conhecidos, os algoritmos de inteligência artificial compreendem a idade e o género de utilizadores indefinidos que assistem ao conteúdo da M6 Web.

“A tecnologia de inteligência artificial da Accenture somada a experiência global em análise de dados e transformação digital, já geraram receitas incrementais e um maior nível de satisfação dos anunciantes, porque agora somos capazes de prever mais rapidamente e facilmente quais utilizadores que  estão mais propensos a interessar-se nos nossos anúncios,” destaca Guillaume Charles, diretor geral adjunto da M6 Publicité e líder do projeto de dados de publicidade do Smart 6. “O novo mundo da publicidade diz respeito a melhor e a mais eficaz personalização de mensagens de marketing.”

O 6play, um serviço do Grupo M6, foi a primeira e única plataforma gratuita de televisão digital a criar um login obrigatório para aceder aos seus serviços em França. Um ano mais tarde, provou ser um grande sucesso, registando um aumento de 60% no número de vídeos visualizados e cobertura  qualificada de 30% do mercado online francês, com milhões de perfis definidos por dados. Esses recursos de dados, combinados com uma taxa de mais de 90% de visibilidade de mensagens de publicidade, oferecem aos clientes do 6play uma solução confiável e eficaz.

De acordo com o relatório “O Futuro da Publicidade”, da Accenture, 41% dos orçamentos de publicidade dentro de um grupo de grandes empresas vão para a publicidade digital e móvel. A pesquisa prevê que, nos próximos dois anos, a publicidade digital cresça mais que a metade do total dos orçamentos de publicidade.