Mais de 60% das empresas europeias estão sobrecarregadas de dados

Os dados são o ativo mais valioso das organizações, mas os líderes estão preocupados com a resiliência das suas infraestruturas digitais.

Cerca de 62% das empresas europeias dizem estar sobrecarregadas com a quantidade de dados que gerem, revela um recente estudo da Hitachi Vantara.

A maioria das organizações receia que a dependência de dados quase duplique nos próximos dois anos, e que tanto a proteção como a gestão desse rápido crescimento venham complicar ainda mais os esforços.

O estudo, da Hitachi Vantara, realizado à escala mundial, realizado a 1288 executivos de nível C e decisores de IT, incluindo 286 europeus, procurou avaliar até que ponto as empresas estão a procurar gerir a sua infraestrutura de dados de forma segura e sustentável.

Entre as principais conclusões na Europa está o facto de a relação com os clientes ser a área onde as empresas europeias mais planeiam investir nos próximos dois anos, com uma percentagem de respostas de 49%. Ao terem acesso aos dados dos clientes, as organizações beneficiam de informação privilegiada sobre os mesmos, “podendo fornecer produtos e serviços mais relevantes e convenientes”, diz o estudo. No entanto, devem ser transparentes sobre as informações que recolhem, e permitir que sejam os clientes a decidir se querem, ou não, fornecer determinados dados.

A sustentabilidade empresarial por via da criação de hábitos sustentáveis é umas das grandes preocupações das empresas, sendo que 79% das organizações europeias que responderam ao inquérito indicaram que já são eco-friendly; também os dados são visto como uma mais-valia.

As organizações europeias referiram que as formas mais valiosas onde, atualmente, utilizam os dados é na tomada de melhores decisões empresariais, uma opção que reuniu uma percentagem de respostas de 34%, e em estratégias de comunicação, também com 34%.

A gestão de dados ganha redobrada importância com 74% das organizações europeias a referirem que gerem eficazmente a sua infraestrutura de dados, sem necessitar da assistência de terceiros.

Na opinião de Mark Ablett, Presidente de Infraestrutura Digital da Hitachi Vantara, “a modernização das infraestruturas atuais envolve plataformas de última geração que não só proporcionam maior velocidade, fiabilidade e proteção dos dados, como também requerem muito menos espaço e energia. Isto possibilita que as empresas obtenham mais valor dos seus dados, enquanto reduzem a sua pegada de carbono”.