Mais de 60% das empresas europeias estão sobrecarregadas de dados
Os dados são o ativo mais valioso das organizações, mas os líderes estão preocupados com a resiliência das suas infraestruturas digitais.
Cerca de 62% das empresas europeias dizem estar sobrecarregadas com a quantidade de dados que gerem, revela um recente estudo da Hitachi Vantara.
A maioria das organizações receia que a dependência de dados quase duplique nos próximos dois anos, e que tanto a proteção como a gestão desse rápido crescimento venham complicar ainda mais os esforços.
O estudo, da Hitachi Vantara, realizado à escala mundial, realizado a 1288 executivos de nível C e decisores de IT, incluindo 286 europeus, procurou avaliar até que ponto as empresas estão a procurar gerir a sua infraestrutura de dados de forma segura e sustentável.
Entre as principais conclusões na Europa está o facto de a relação com os clientes ser a área onde as empresas europeias mais planeiam investir nos próximos dois anos, com uma percentagem de respostas de 49%. Ao terem acesso aos dados dos clientes, as organizações beneficiam de informação privilegiada sobre os mesmos, “podendo fornecer produtos e serviços mais relevantes e convenientes”, diz o estudo. No entanto, devem ser transparentes sobre as informações que recolhem, e permitir que sejam os clientes a decidir se querem, ou não, fornecer determinados dados.
A sustentabilidade empresarial por via da criação de hábitos sustentáveis é umas das grandes preocupações das empresas, sendo que 79% das organizações europeias que responderam ao inquérito indicaram que já são eco-friendly; também os dados são visto como uma mais-valia.
As organizações europeias referiram que as formas mais valiosas onde, atualmente, utilizam os dados é na tomada de melhores decisões empresariais, uma opção que reuniu uma percentagem de respostas de 34%, e em estratégias de comunicação, também com 34%.
A gestão de dados ganha redobrada importância com 74% das organizações europeias a referirem que gerem eficazmente a sua infraestrutura de dados, sem necessitar da assistência de terceiros.