Managed Services: que benefícios?

Opinião Miguel Machado

A procura da prestação de serviços em Outsourcing tem crescido nos últimos anos, nomeadamente pela já provada motivação da redução de custos e melhoria da qualidade dos serviços, que é realizada por profissionais 100% focados nas TI. A área de Managed Services não é exceção e este é um serviço bastante transversal a vários setores, desde a indústria automóvel à energia, farmacêutica, banca e seguros.

software-and-services

Esta crescente aposta por parte das empresas deve-se ao facto de existir uma crescente complexidade do negócio das empresas, por fatores como a dispersão geográfica, a maior abrangência de áreas de negócio, novos modelos de serviços e gestão de cadeias de valor mais complexas, entre outros. Tudo isto aumenta a complexidade de gestão de sistemas e infraestruturas, tornando essencial a contratação de serviços especializados que possam fazer uma gestão adequada e profícua para o negócio das empresas.

Neste sentido, quando uma empresa decide apostar na contratação de Managed Services, é fulcral que exista um acompanhamento especializado por parte do especialista contratado, para que este tenha uma correta perceção do negócio. Só desta forma existirá a flexibilidade necessária para a empresa crescer e, ao mesmo tempo, os seus gestores manterem o foco no seu core business – que acaba por ser o mais relevante em todo o processo, deixando, desta forma, as tarefas relacionadas com as TI para os especialistas.

E uma vez que a concorrência é cada vez maior, é fundamental que os prestadores deste tipo de serviços apostem na construção de relações de confiança e na oferta de serviço de qualidade superior que possam assim diferenciar-se dos restantes fornecedores. Este é, na minha opinião, um dos vetores mais importantes quando uma empresa decide optar pela contratação de Managed Services, sendo mesmo o que poderá decidir se esta será ou não uma relação de longo prazo, visto que o parceiro tem de garantir que o modelo adotado é o mais adequado para o negócio da empresa e não trará qualquer impacto negativo à fluidez do negócio em si.

No mercado, a Milestone Consulting tem apostado em produtos desenvolvidos em plataformas Microsoft Azure para cloud, com uma aceitação bastante positiva devido à simplicidade, segurança e níveis de serviço apresentados. O facto de existir, por parte do mercado uma perceção cada vez maior de que o modelo de SaaS ter custos perfeitamente controlados e onde a escalabilidade é totalmente assegurada, tem contribuído bastante para a aceitação destas soluções.