Mastercard apresenta programa de transação de criptomoedas para bancos

O Crypto Source vai permitir que as instituições financeiras ofereçam aos seus clientes recursos e serviços seguros de transação de criptomoedas.

A Mastercard lançou o Crypto Source, um novo programa que permite que as instituições financeiras ofereçam aos seus clientes recursos e serviços “seguros de transação de criptomoedas”.

O Índice de Novos Pagamentos da Mastercard de 2022 revela que 29% dos inquiridos em todo o mundo já possuem criptomoedas como investimento e 65% mostra interesse em poder aceder a serviços relacionados com criptomoedas, através das suas instituição financeiras.

As instituições financeiras parceiras da Mastercard podem, assim, aceder, a partir de agora, a uma suite abrangente de serviços de compra, retenção e venda para criptoativos selecionados, complementados com serviços de comprovação de identidade, cibersegurança e consultoria, em parceria com fornecedores de criptomoedas licenciados e regulados.

O programa Crypto Source é complementado pelo Mastercard Crypto Secure
para proporcionar segurança adicional ao ecossistema de criptoactivos e apoiar os emissores de cartões ao nível da conformidade com regulações complexas.

A nova suite de criptomoedas da Mastercard para bancos e fintechs inclui tecnologia e serviço de apoio aos parceiros, gestão da segurança, gastos com criptomoedas  e cash out de criptomoedas, gestão de programas de criptoactivos.

“Na Mastercard, a confiança é um pilar central do negócio. A nova abordagem que estamos a anunciar hoje é a junção de serviços que vão ajudar a trazer, em segurança, para o ecossistema de criptomoedas o próximo mil milhão de utilizadores”, salientou Ajay Bhalla, presidente, Cyber & Intelligence na Mastercard.

Para apoiar este programa, a Mastercard está a trabalhar e a alargar a sua parceria com a Paxos Trust Company, responsável por fornecer os serviços de negociação e custódia de criptoativos em nome dos bancos.

A Mastercard, por seu turno, alavancará a sua tecnologia para integrar esses recursos nas interfaces dos bancos “de modo a proporcionar uma experiência fluída para o consumidor”.

“O nosso compromisso é simples – explorar as criptomoedas e a tecnologia de ativos digitais subjacentes para apoiar a escolha do consumidor em pagamentos. Hoje, damos um passo expressivo nesta nossa jornada de criptoactivos assente nos pontos fortes dos nossos negócios globais, desde o open banking e verificação de identidade até às análises e monitorização de fraudes ou soluções de liquidação”, acrescentou Jorn Lambert, diretor digital da Mastercard.

A Mastercard Crypto Source está atualmente a ser desenvolvida em programas piloto.